Funeral de Nagisa Oshima é realizado em templo budista de Tóquio

Nagisa Oshima ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 1978 pelo filme “O Império da Paixão”.

Do Mundo-Nipo

Nagisa Oshima (direita) com o ator Ryuhei Matsuda (esquerda). (Foto: Rita Molnár)
Nagisa Oshima (direita) com o ator Ryuhei Matsuda (esquerda). (Foto: Rita Molnár)

O diretor japonês Nagisa Oshima foi lembrado nesta terça-feira por centenas de pessoas durante o seu funeral em um templo budista de Tóquio.

O diretor aclamado internacionalmente por seus filmes, como “O Império dos Sentidos” e “Império da Paixão”, morreu na semana passada aos 80 anos em um hospital de Fujisawa, em Kanagawa, vítima de pneumonia.

“O Japão pode ter se transformado em um país menos agradável agora que não há ninguém que critique fortemente nossa sociedade”, disse Ryuichi Sakamoto, que fez o arranjo para música “Feliz Natal, Mr. Lawrence” de Oshima, em um discurso de condolências, segundo informações da agência Kyodo.

Durante o funeral, realizado no templo budista Tsukiji Honganji, o caixão de Oshima estava cheio de tsurus de origami e outros itens de carinho, como a mensagem de sua esposa, a atriz Akiko Koyama, que dizia “Eu estava feliz de estar com você”.


saiba mais


Morre Nagisa Oshima, diretor de “O Império dos Sentidos”, aos 80 anos


O cineasta alemão Wim Wenders e responsáveis pelo Festival de Cinema de Cannes enviaram mensagens de condolências ao funeral.

Em 1996, Oshima havia sofrido derrame, ficando por muito tempo aos cuidados da esposa, antes de morrer de pneumonia em um hospital no dia 15 de janeiro.

Nagisa Oshima ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 1978 pelo filme “O Império da Paixão”.

 

Veja mais notícias sobre Cultura em mundo-nipo.com/variedades/cultura. Siga oMundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Navio chinês é visto perto de ilhas em disputa com Japão

Next Article

Shizuoka sediará conferência internacional sobre desarmamento

Related Posts