Do Mundo-Nipo
O professor emérito da Universidade de Princeton, Seiichi Makino, que tem ensinado o idioma japonês por mais de 40 anos nos Estados Unidos, declarou recentemente ao jornal “The Japan Times” que o Japão precisa fazer maiores esforços para promover sua cultura e educação no exterior.
Makino disse ao jornal japonês que sente como se “algo estivesse faltando” nas políticas do país voltadas para o exterior, em relação ao ensino da língua japonesa.
Ele alertou que o número de estudantes de língua japonesa em universidades norte-americanas vem diminuindo, enquanto o número de demandantes pela língua chinesa é quase três vezes maior.
O estudioso de 79 anos de idade disse que o Japão tem “poder cultural”, mas que não é “agressivo o suficiente em comparação com outros países”.
Makino ainda disse que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, em 2020, servirão como um catalisador para reacender o interesse das pessoas pela língua japonesa.
“Muitas pessoas vão visitar o Japão pela primeira vez, o que tornaria o evento esportivo importante em termos de divulgação da cultura e língua japonesa”, disse Makino.
(Do Mundo-Nipo com informações do jornal The Japan Times)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.