Exposição celebra o 100º aniversário da artista plástica Tomie Ohtake

Nascida no Japão, mas morando no Brasil desde 1936, a famosa artista já conquistou 28 prêmios internacionais e fez mais de 50 exposições.
Tomie Ohtake Foto Intituto Tomie Montagem Mundo Nipo 900x600 1

Nascida no Japão em 21 de novembro de 1913 e vinda para o Brasil em 1936, a “dama das artes plásticas brasileiras”, Tomie Ohtake, completou cem anos na quinta-feira (21) e, surpreendentemente, ainda exerce a profissão, produzindo “arte” quase que diariamente.

Curiosamente, a talentosa artista só começou a se envolver com arte após os 40 anos de idade, somente depois de ter criado os filhos. Tomie diz que tem na família a alegria para esta longa trajetória. “Gosto de almoçar com a família aos domingos e encontrar os amigos”, disse a artista durante uma recente entrevista à revista ‘Caras’.

Apesar do início tardio, a artista construiu uma carreira consagrada nos últimos sessenta anos. Pequena e delicada, Tomie mostra em seu trabalho que não é nada frágil. A artista é bem ousada na pintura, gravura, escultura ou qualquer tipo de arte que se propuser a realizar.

Tomie, que costuma não dar nomes a suas obras, é conhecida pelas esculturas gigantescas, obras que estão espalhadas em lugares públicos de diversas cidades do Brasil, como na capital paulista, que em plena Avenida 23 de Maio as ondas criadas por ela representam os 80 anos da imigração japonesa. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, ela também marca presença, como na obra Estrela do Mar, da Lagoa Rodrigo de Freitas, e na grande escultura na Pampulha, formada por duas asas que brotam do chão.

A artista centenária, que ainda continua produzindo diariamente, tem uma carreira brilhante. Já conquistou 28 prêmios e fez 50 exposições individuais e 85 coletivas, no Brasil e no exterior.

Para marcar os 100 anos da dama das artes plásticas brasileiras, o instituto que leva o nome da artista inaugura no sábado (23) a exposição “Gesto e Razão Geométrica”.

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a exposição reúne cerca de 80 trabalhos, em sua maioria pinturas, e aborda a maneira como o racionalismo da construção geométrica encontra a pincelada gestual, constituindo uma das marcas mais importantes do estilo da artista.

Serviços:

Exposição: ‘Gesto e Razão Geométrica’
Local:
Instituto Tomie Ohtake, Av. Faria Lima, 201.
Data e horários: De 23 de novembro de 2013 a 2 de fevereiro de 2014, de terça a domingo, das 11h/20h
Entrada: Gratuita

Para mais informações, visite o site oficial do Instituto Tomie Ohtake.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Mais de 50 gestantes escolheram abortar após teste de anormalidade no Japão

Next Article

Tepco conclui transferência do primeiro lote de combustível nuclear de Fukushima

Related Posts