Projeto cultural desenvolve app que dá acesso gratuito à músicas brasileiras no Japão

Com o aplicativo, usuários poderão ouvir músicas de artistas de qualquer nacionalidade que cantam música brasileira no Japão.

Do Mundo-Nipo

Um aplicativo especialmente criado para divulgar a música brasileira está prestes a ser lançado no Japão. Trata-se do Burajiru Ongaku, um projeto sem fins lucrativos e com âmbito cultural, que visa promover artistas, cantores e interpretes de música brasileira que vivem no Japão. De acordo com autor do projeto, o download do app é gratuito para o usuário, bem como toda a divulgação para os músicos que cantam em português.

 

Aplicativo japonês Burajiru Ongaku para músicas brasileiras (Imagem: Reprodução/Edição MN)
Aplicativo japonês Burajiru Ongaku (Imagem: Reprodução/Edição MN)

 

O aplicativo tem previsão de lançamento para 30 de outubro de 2014, podendo ser baixado na Apple Store (para iPhone) e na Google Play (para Android).

Com o aplicativo Burajiru Ongaku, usuários poderão ouvir as músicas dos artistas brasileiros e japoneses, ou de qualquer outra nacionalidade, que cantam música brasileira no Japão, além de interagir com os artistas por meio de contatos promovidos em redes sociais e serviços de mensagem por celular, de acordo com o texto de divulgação do aplicativo.

O autor do projeto, Weslley Harakawa, explicou à revista japonesa ‘Alternativa’ que o Burajiru Ongaku para iPhone permite ao artista enviar seus trabalhos para ser divulgado entre os usuários que baixarem o aplicativo. Ele pode enviar músicas de sua autoria ou cover, em formato MP3, através do Burajiru Ongaku e suas músicas passam a figurar no aplicativo.

A ideia do projeto é reunir uma coletânea musical cantada em língua portuguesa do Brasil. Sendo assim, qualquer artista que cante em português, seja brasileiro, japonês ou de outras nacionalidades, poderá ter seu trabalho divulgado no aplicativo, afirma Harakawa.

Quanto ao rigor da qualidade sonora, Harakawa esclareceu à revista que tem recebido áudio de apresentações a céu aberto, como as músicas da cantora Leticia Matsuda, vencedora do Press Award 2014, algumas coletadas de vídeos do YouTube.

Os músicos sem recursos para editar seu áudio em estúdio receberão ajuda na conversão de mídia de uma apresentação, podendo ser até de um vídeo gravado.

Outro ponto alto do aplicativo é um menu com opções para o usuário seguir seu artista favorito, dando acesso aos dados de contato para a agenda de shows e eventos.

Harakawa explicou que o aplicativo apenas “toca as músicas”, enquanto mostra uma fotografia do intérprete, ou seja, ele não permite o usuário fazer download delas. Isso porque a intenção do projeto é “divulgar os artista” e assim incentivar os ouvintes a comprarem as músicas preferidas.

Os artistas participantes poderão receber consultoria gratuita sobre como vender sua música online no iTunes, mesmo sendo cover.

Para saber mais e participar do projeto, basta acessar o site do aplicativo Burajiru Ongaku.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Humor e ciência andam de mãos dadas, diz japonês vencedor do Ig Nobel

Next Article

Coreia do Sul insta Japão a resolver pendência sobre "mulheres de conforto"

Related Posts