Notícias Tecnologia

Toyota se alia à Ford para não depender de tecnologia da Apple e do Google

Toyota adotará o mesmo software da Ford para conectar aplicativos de smartphones às telas dos painéis dos veículos.

A Toyota Motor anunciou nesta segunda-feira (4) que adotará o mesmo software da Ford Motor para conectar aplicativos de smartphones às telas dos painéis dos veículos. A iniciativa tem como finalidade reduzir a forte dependência da indústria automotiva pelos aplicativos da Apple e do Google, duas gigantes que lutam para controlar os carros do futuro.

O software em questão é chamado de “SmartDeviceLink” (SDL), um sistema multimídia de conexão com o telefone desenvolvido pela Livio, um braço da Ford.

Em comunicado, a maior montadora do mundo em vendas de veículos explicou que a tecnologia SDL integra os aplicativos de smartphone aos veículos através de botões no painel, telas de exibição e tecnologia de reconhecimento de voz.

Usar o SDL como padrão para projetar aplicativos de navegação ou de transmissão de músicas a partir do celular do motorista pode ajudar Ford e Toyota a reduzirem a dependência da Apple (Apple CarPlay) e do Google (Google Android Auto), que até agora haviam protagonizado o desenvolvimento dos veículos conectados, disseram representantes da companhia, de acordo com informações colhidas e noticiadas pela agência Reuters.

Também em comunicado, a Ford, segunda maior montadora dos EUA, disse que a francesa Peugeot e as montadoras japonesas Honda Motor, Subaru e Mazda Motor também estão analisando a adoção da SDL como padrão.

QNX Software Systems e UIEvolution, desenvolvedoras de tecnologia para conectividade automotiva, também estão adotando a SDL, disse a Ford.

A decisão da Toyota é uma derrota para a Apple e o Google, que tinham colhido sucessos recentemente.

(Com informações das Agências Reuters e AFP)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários