Resultados do último dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

A imprensa japonesa disse que o desempenho do brasileiro foi ‘impressionante’, e destaca uma grande promoção para Kaisei no próximo torneio.

Harumafuji vence o contundido Hakuho e ameniza sua péssima participação em Nagoya

“O lutador do Brasil terminou com um ‘impressionante’ registro de 11-4”, diz jornal japonês.


Do Mundo-Nipo

Harumafuji superou Hakuho, que lutou contundido, no último dia do Torneio de Nagoya (Foto: Taku Hosokawa/The Asahi Shimbun)
Harumafuji superou Hakuho, que lutou contundido, no último dia do Torneio de Nagoya (Foto: Taku Hosokawa/The Asahi Shimbun)

O último dia de combates em Nagoya foi proveitoso para o yokozuna Harumafuji, que amenizou sua modesta e ‘quase desastrosa’ participação após conseguir uma vitória em cima do grande campeão Hakuho que, apesar de ter sofrido a segunda derrota consecutiva, já havia conquistado o título do torneio com dois dias de antecedência. Harumafuji, no entanto, fechou sua participação no Grande Torneio de Sumô de Nagoya com um modesto registro de dez vitórias contra cinco derrotas.

Hakuho, que neste torneio conquistou seu 26º título da carreira, lutou nos dois últimos dias com uma lesão no abdômen, sofrida no combate contra o ozeki Kotoshogiku na última sexta-feira, dia em que conquistou o título antecipado.

Na luta de hoje, a lesão pesou na sua derrota para o companheiro de posto, o compatriota mongol Harumafuji, e também em sua primeira derrota, sofrida para o ozeki Kisenosato no sábado (20), dia em que teve a sua incrível sequência de vitórias interrompida. O grande campeão alcançou a marca de 43 vitórias consecutivas, um registro inédito na era moderna do sumô.

“Eu fui ficando mais forte no decorrer do torneio”, disse Hakuho. “Foi lamentável ter sofrido uma contusão próximo a final, mas estou muito feliz em ter conquistado o torneio”, destacou Hakuho a repórteres em uma coletiva.

 

Hakuho recebendo o troféu do título em Nagoya (Foto: Kyodo)
Hakuho recebendo o troféu do título em Nagoya (Foto: Kyodo)

 

Harumafuji, que perdeu três lutas consecutivas logo no início do torneio, salvou um pouco de seu orgulho, melhorando para 10-5, um registro bem abaixo das expectativas para um yokozuna.

Em um combate entre ozeki nascidos no Japão, Kisenosato foi levado para fora do dohyo depois de ser forçado por Kotoshogiku, que melhorou seu registro, terminando o torneio com nove vitórias contra seis derrotas.

Kisenosato começou o torneio perseguindo uma promoção a yokozuna, mas três derrotas iniciais frustraram suas esperanças. Embora seu registro de vitórias nos últimos torneios seja extremamente alto, ao nível de um yokozuna, a quarta derrota neste domingo lança dúvidas em sua candidatura ao posto mais alto do sumô, já que um registro de 11-4 não é um resultado satisfatório para seguir em busca da promoção e está bem abaixo de sua média, que tem sido de quase treze vitórias por torneio.

Em outro combate entre ozeki, o mongol Kakuryu executou um espetacular golpe com o braço para enviar o búlgaro Kotooshu ao chão, melhorando seu registro para 10-5.

Kotooshu, que estava na disputa pelo título até a metade do torneio, sofreu a quinta derrota consecutiva e fechou o torneio com um registro de nove vitórias contra seis derrotas. Embora seja um número modesto para um ozeki, esta foi uma das melhores participações do búlgaro em mais de um ano. Kotooshu prometeu ser mais constante em setembro, mês do ‘Grande Torneio de Sumô de Outono’.

O sekiwake Goeido terminou com um registro positivo de 8-7 após levar o quinto no ranking dos maegashira, Toyonoshima, para a nona derrota.

O outro sekiwake, Myogiryu, também terminou com um registro positivo depois de vencer o excelente Okinoumi, sexto do ranking entre os maegashira, que terminou com 9-6. Myogiryu  se mantém no posto com um saldo de oito vitórias contra sete derrotas.

O komusubi Shohozan arrancou uma vitória sobre o búlgaro Aoiyama, nono entre os maegashira, que encerrou sua participação em Nagoya com um ótimo registro de 10-5. De contrapartida, Shorozan não terminou com um registro positivo, pois sete vitórias não o mantém no posto de komusubi para o próximo torneio. O outro komusubi, Tokitenku, também terminou o torneio com um registro negativo. O mongol encerrou sua participação em Nagoya com derrota, sofrida pelo o compatriota Kyokutenho (6-9), quarto classificado entre os maegashira. Tokitenku, que estreou em Nagoya no posto de komusubi depois de 35 torneios entre os maegashira, fechou sua participação com uma péssima marca de 4-11.

Takayasu venceu Chiyotairyu no último dia do Torneio de Nagoya 2013 (Foto: Kyodo)
Takayasu venceu Chiyotairyu no último dia do Torneio de Nagoya 2013 (Foto: Kyodo)

Em um dos melhores combates deste domingo, o maegashira top Takayasu conseguiu superar o ótimo Chiyotairyu (7-8), terceiro entre os maegashira, terminando com um registro de 9-6. Ambos os lutadores destacaram-se em Nagoya e, apesar do registro negativo de oito derrotas, Chiyotairyu venceu os dois sekiwake, o ozeki Kisenosato e o yokozuna Harumafuji, enquanto Takayasu derrotou dois ozeki e também o yokozuna Harumafuji.

Sendo assim, a vitória de hoje sobre o excelente Chiyotairyu rendeu a Takayasu o prêmio de ‘Melhor Desempenho’ do torneio. Um prêmio que poderia ser conferido a Chiyotairyu caso saísse vitorioso no duelo entre os dois destaques em Nagoya.

“Estou feliz que meus esforços tenham sido reconhecidos”, disse Takayasu à rede NHK World.

E por falar em destaque, o brasileiro Kaisei também teve um excelente desempenho no torneio. A imprensa  japonesa não deixou de comentar sobre a ótima participação de Kaisei.

Kaisei (Foto: SumoWeb / Divulgação)
Kaisei está próximo de ser o primeiro latino americano a figurar entre os lutadores de alto escalão no esporte nacional do Japão (Foto: SumoWeb / Divulgação)

“O lutador do Brasil terminou com um ‘impressionante’ registro de 11-4”, destacou o jornal “The Asahi Shimbun”, um dos jornais mais antigos e conceituados do Japão.

“Depois de encerrar o torneio com 11-4, o brasileiro Kaisei, maegashira nº 12, pode esperar uma grande subida no ranking para o ‘Basho de Outono’, em setembro”, destacou a renomada agência Kyodo neste domingo.

Kaisei terminou o torneio com uma contundente vitória sobre o décimo sexto entre os maegashira, Tokushoryu, que também realizou um bom torneio, terminando com um registro positivo de nove vitórias contra seis derrotas.

O resultado ‘impressionante’ de Kaisei lhe renderá uma ótima posição no próximo torneio e, caso venha a obter um desempenho positivo em setembro, o brasileiro poderá ser o primeiro latino americano a figurar entre os lutadores de alto escalão no esporte nacional do Japão.

Embora tenha divulgado o vencedor do prêmio por ‘Melhor Desempenho’, concedido a Takayasu, a Associação Japonesa de Sumô (Nihon Sumo Kyokai) não listou os vencedores dos prêmios por “Espírito de Luta” e “Melhor Técnica”, que assinalam ‘sem vencedor’ no site oficial da associação.

 

Confira os resultados deste domingo (21), último dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR            *TÉCNICA          PERDEDOR
 Jokoryu       6-9   shitatenage  +Takanoiwa    7-8
 +Tenkaiho    10-5   yoritaoshi   Tamawashi     5-10
 Kaisei       11-4   oshidashi    Tokushoryu    9-6
 Sokokurai     6-9   okuridashi   Aran          8-7
 Tamaasuka     6-9   yorikiri     Sadanofuji    5-10
 Kitataiki     8-7   oshidashi    Kotoyuki      8-7
 Toyohibiki    9-6   kotenage     Masunoyama    7-8
 Wakanosato    7-8   oshidashi    Yoshikaze     7-8
 Ikioi         9-6   hikiotoshi   Shotenro      9-6
 Daido         1-14  hatakikomi   Fujiazuma     5-10
 Aminishiki    6-9   yorikiri     Gagamaru      3-12
 Tochiozan    10-5   oshidashi    Takarafuji    9-6
 Takayasu      9-6   yorikiri     Chiyotairyu   7-8
 Kyokutenho    6-9   yorikiri     Tokitenku     4-11
 Shohozan      7-8   oshidashi    Aoiyama      10-5
 Goeido        8-7   oshidashi    Toyonoshima   6-9
 Myogiryu      8-7   oshidashi    Okinoumi      9-6
 Kakuryu      10-5   uwatenage    Kotooshu      9-6
 Kotoshogiku   9-6   yorikiri     Kisenosato   11-4
 Harumafuji   10-5   oshidashi    Hakuho       13-2

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Coalizão do primeiro-ministro Shinzo Abe termina com divisão da Dieta

Next Article

Cerca de 7,23 mil sul-coreanos viajaram para o exterior no 1º semestre de 2013

Related Posts