Sumô

Brasileiro perde após 4 vitórias seguidas no torneio de sumô em Osaka

Embora tenha perdido, o brasileiro realizou sua melhor luta no torneio.

A excelente série de quatro vitórias consecutivas do lutador do Brasil, Kaisei, no Torneio de Sumô de Primavera 2016, foi interrompida nesta sexta-feira (18). O sexto dia de competição também foi marcado pela segunda derrota do yokozuna Harumafuji, enquanto os dois outros yokozunas e o atual campeão, Kotoshogiku vencerem seus confrontos. Contudo, o torneio ainda é liderado pelos japoneses Kisenosato e Ikioi, que também venceram hoje e seguem como únicos invictos na competição, alegrando assim a torcida japonesa.

O confronto entre Kaisei e o experiente Myogiryu foi um dos melhores no sexto dia de competição na arena do Bodymaker Colosseum. Embora tenha perdido, o brasileiro apresentou sua melhor luta neste torneio, perdendo somente porque Myogiryu conseguiu se por em vantagem após quase cair quando Kaisei tentou derrubá-lo perto da borda. Mesmo com a derrota, Kaisei tem um ótimo registro de quatro vitórias e duas derrotas, enquanto Myogiryu (maegashira 6) soma cinco vitórias e uma derrota.

Campeão do último torneio, o ozeki Kotoshogiku superou a derrota sofrida na véspera ao derrotar, de forma contundente, o gigante Aoiyama nesta sexta. A vitória do japonês renovou as esperanças de conquista do título em Osaka, o que provavelmente resultará em uma promoção à yokozuna. Japão não tem um lutador da casa ocupando o posto mais alto do sumô desde 1998, ano em que Wakanohana foi promovido à yokozuna.

Em outras lutas principais, os yokozunas Hakuho e Kakuryu conseguiram sair vitoriosos de seus confrontos. Hakuho conseguiu uma vitória rápida sobre o sekiwake Toyonoshima, enquanto Kakuryu não teve vida fácil para conseguir vencer Tochinoshin (maegashira 2). Os dois yokozunas somam agora cinco vitórias e uma derrota.

Já o yokozuna Harumafuji perdeu para o sekiwake Yoshikaze, no que representou a segunda derrota do mongol e beneficiou os lutadores do Japão, isso porque o torneio tem agora apenas dois lutadores invictos, ambos japoneses.

O ozeki Kisenosato manteve a invencibilidade após derrotar o komusubi Tochiozan, enquanto o maegashira Ikioi venceu o komusubi Takarafuji para também se manter invicto após seis dias de competição em Osaka.

A melhor luta do dia, no entanto, foi entre o japonês Kotoyuki (maegashira 1) e o mongol Terunofuji (ozeki), ambos são considerados grandes promessas no esporte milenar. Kotoyuki, de 24 anos e com 1,76m de altura, conseguiu superar, “na raça”, Terunofuji, que tem 25 anos e 1,85m de altura.

A vitória de Kotoyuki levou os torcedores japoneses ao delírio, principalmente porque foi em cima de um lutador da Mongólia que atingiu o posto de ozeki no ano seguinte de sua estreia na seleta divisão Makuuchi. Além disso, Terunofuji já acumula um título no Makuuchi e é apontado como um forte candidato ao posto de yokozuna.

Veja abaixo os resultados desta sexta-feira, sexto dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Primavera (Haru Basho) 2016 e que acontece até o dia 27 de março na arena do Bodymaker Colosseum, em Osaka, no oeste do Japão.

Mitakeumi (Maegashira 13) *4-2 venceu Kitataiki (Maegashira 15) *2-4

Satoyama (Maegashira 15) *2-4 venceu Tokushoryu (Maegashira 12) *2-4

Hidenoumi (Maegashira 12) *3-3 venceu Daishomaru (Maegashira 14) *3-3

Daieisho (Maegashira 14) *4-2 venceu Ichinojo (Maegashira 11) *5-1

Amuru (Maegashira 11) *4-2 venceu Akiseyama (Maegashira 16) *2-4

Chiyootori (Maegashira 13) *3-3 venceu Gagamaru (Maegashira 10) *3-3

Takanoiwa (Maegashira 8) *4-2 venceu Sadanoumi (Maegashira 9) *2-4

Tamawashi (Maegashira 10) *3-3 venceu Chiyotairyu (Maegashira 8) *1-5

Takekaze (Maegashira 7) *2-4 venceu Toyohibiki (Maegashira 9) *1-5

Myogiryu (Maegashira 6) *5-1 venceu Kaisei (Maegashira 7) *4-2

Kyokushuho (Maegashira 5) *3-3 venceu Shohozan (Maegashira 5) *1-5

Shodai (Maegashira 6) *3-3 venceu Aminishiki (Maegashira 3) *4-2

Sokokurai (Maegashira 4) *1-3-2 venceu Okinoumi (Maegashira 2) *1-5

Ikioi (Maegashira 4) *6-0 venceu Takarafuji (Komusubi) *1-5

Kotoshogiku (Ozeki) *5-1 venceu Aoiyama (Maegashira 3) *3-3

Kotoyuki (Maegashira 1) *3-3 venceu Terunofuji (Ozeki) *4-2

Goeido (Ozeki) *5-1 venceu Takayasu (Maegashira 1) *0-6

Kisenosato (Ozeki) *6-0 venceu Tochiozan (Komusubi) *1-5

Hakuho (Yokozuna) *5-1 venceu Toyonoshima (Sekiwake) *1-5

Yoshikaze (Sekiwake) *2-4 venceu Harumafuji (Yokozuna) *4-2

Kakuryu (Yokozuna) *5-1 venceu Tochinoshin (Maegashira 2) *1-5

Especificações e significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Dois asteriscos significa que o lutador pertence a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
• Três asteriscos significa que o lutador não compareceu ao confronto por motivos de contusão.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta