Japão desenvolve robô humanoide capaz de nadar como atleta

O robô-nadador possui um complexo sistema de articulações que o permite reproduzir vários estilos de natação.

Do Mundo-Nipo

Robô nadador (Imagem: NHK/Reprodução)
O robô-nadador possui um complexo sistema de articulações que o permite reproduzir vários estilos de natação (Imagem: NHK/Reprodução)

Engenheiros do Japão desenvolveram um robô humanoide que pode nadar como atletas olímpicos e, de acordo com os engenheiros, o “nadador” irá ajudar a estudar melhor os complexos movimentos da natação, informou neste sábado (21) a NHK News.

“Swumanoid” mede cerca de 90 centímetros de altura e pesa apenas 7 kg. Isso porque sua estrutura é totalmente desenvolvida a partir de material plástico para ajudar a flutuar na água.

O robô-nadador possui um complexo sistema de articulações que o permite se mover como um ser humano e a reproduzir vários estilos de natação.

O líder da equipe de desenvolvedores, Motomu Nakashima, professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio, explicou que os movimentos foram programados a partir de um computador, embutido no robô. Tal programação permite a “Swumanoid” ser capaz de nadar por conta própria quando colocado numa piscina.

Os engenheiros esperam melhorar o desempenho do robô para replicar os movimentos no nível de nadadores olímpicos.

Nakashima destacou que o “Swumanoid” permitirá um estudo mais aprofundado dos movimentos complexos envolvidos na natação, tendo em conta as diferentes habilidades dos melhores atletas do mundo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lista dos confrontos para o 8º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Next Article

Honda realiza recall de 405,389 veículos dos modelos MDX e Odyssey

Related Posts