Temperatura média do planeta em 2014 foi a mais alta da história, diz Agência do Japão

A temperatura no planeta está 0,63 graus acima da média registrada em todo o século XX.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Agência Metereológica do Japão (JMA) divulgou seus primeiros relatórios oficiais sobre o clima no globo em 2014, nos quais revela que a temperatura do planeta subiu 0,27° acima da média registrada entre 1981 e 2010. Os números da JMA indicam que a temperatura está 0,63º acima da média registrada em todo o século XX.

A nova marca coloca 2014 à frente dos últimos recordes, registrados em 2010, 2005 e 1998. Segundo a JMA, a principal causa da mudança na temperatura terrestre é o aquecimento global, que se intensificou no século XXI.

A Agência Meteorológica Japonesa é uma das quatro grandes instituições que calculam a temperatura do planeta, a partir de medições terrestres e de satélites. Além dela, a NASA, a Administração Oceânica e Atmosférica, ambas dos Estados Unidos, e o Centro Hadley, no Reino Unido, também devem divulgar seus relatórios nos próximos dias.

Apesar de haver diferenças sutis na análise dos dados, a previsão é de que haja um acordo entre as agências, que já declararam haver uma tendência na alta das temperaturas ao longo do século passado, de acordo com o site Climate Central.

Em dezembro, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU, já havia alertado a comunidade mundial sobre o possível recorde no aumento da temperatura global. A temperatura média é calculada a partir de dados da terra e dos oceanos.

Fontes: Jornal Extra Online.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

McDonald's do Japão enfrenta mais um problema com nugget de frango

Next Article

PMI de serviços do Japão sobe para 51,7 em dezembro

Related Posts