O Japão está em estado de alerta devido à aproximação de dois tufões, que podem atingir várias regiões do território japonês nesta semana. O tufão Jebi, o 17º da temporada, deve atingir as regiões leste e sul do país nos próximos dias, incluindo a capital Tóquio. Já o tufão Krathon, o 18º, segue em direção às ilhas de Okinawa, no extremo sul do arquipélago japonês.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), o tufão Jebi já está causando fortes ventos e chuvas nas Ilhas Ogasawara, localizadas a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio. A previsão é de que a tempestade se intensifique nos próximos dias, com ventos podendo chegar a 108 quilômetros por hora e acumulados de chuva superiores a 150 milímetros em algumas áreas.
Enquanto isso, o tufão Krathon, que se encontra a leste das Filipinas, também avança em direção ao Japão. Estima-se que ele atinja as ilhas de Okinawa entre quarta e quinta-feira, provocando fortes ventos e ondas de grande altura.
As autoridades japonesas alertam a população para os riscos associados aos tufões, como deslizamentos de terra, inundações e interrupção no fornecimento de água potável e de energia elétrica. Recomenda-se que as pessoas sigam as orientações das autoridades locais e se preparem para possíveis evacuações.
== Mundo-Nipo (MN)