Mais de 85% apoiam sanções do Japão à Rússia, diz pesquisa

Pesquisa também revelou que mais de 90% dos japoneses apoiam a “inédita” decisão do governo japonês em aceitar refugiados ucranianos.
Ucranianos e japoneses protestam perto da Embaixada da Russia em Toquio Foto Kyodo 900x600 1
©Kyodo

Um total de 85,8% da “população japonesa” apoia as sanções do Japão à Rússia por sua invasão da Ucrânia, mostrou uma pesquisa da Kyodo News, sugerindo que o público é a favor da postura firme do primeiro-ministro Fumio Kishida contra Moscou.

A pesquisa telefônica, que foi realizada de sexta-feira (18) até domingo (20), mostra que 91,2% dos inquiridos apoiam a “inédita” decisão do governo japonês em aceitar refugiados do país do Leste Europeu atingido pela guerra.

VEJA TAMBÉM
Japão proíbe exportações para Rússia e Belarus de quase 300 itens

Enquanto isso, 75,2% expressaram preocupação de que a agressão da Rússia na Ucrânia possa levar a China a tentar apreender à força Taiwan e as Ilhas Senkaku, um grupo de ilhotas do Mar da China Oriental controladas por Tóquio, mas reivindicadas por Pequim.

Por sua vez, o índice de aprovação do governo de Kishida subiu 3,5 pontos percentuais em relação à pesquisa de fevereiro, para 60,1%, enquanto o índice de desaprovação diminuiu 5,5 pontos, para 21,9%, segundo a pesquisa.

O apoio ao tratamento de seu governo na pandemia de coronavírus aumentou 6,3 pontos, para 60,4%.

Questionados sobre a recente decisão de suspender totalmente o estado de emergência parcial em razão do combate à Covid-19 no Japão, 53,3% acharam apropriado, 32,3% disseram que era muito cedo e 11,3% acharam que era tarde demais.

Em relação à proposta do governo e da coalizão governante de fornecer 5.000 ienes (US$ 42) a cada aposentado como parte das medidas de apoio aos efeitos da Covid-19, 66,0% não acharam apropriado.

A pesquisa, que atingiu 646 domicílios selecionados aleatoriamente com eleitores elegíveis e 1.814 números de telefones celulares, obteve respostas de 524 e 529 pessoas, respectivamente.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
2
Shares
Previous Article
Máquinas trabalhando em fábrica japonesa | Reprodução/Bloomberg

Encomendas de máquinas no Japão caem 2% em janeiro

Next Article
Casal de japoneses correndo ao ar livre Foto

Mude sua rotina e ganhe uma vida mais saudável; veja como

Related Posts