Montadoras do Japão vão mal em ranking de descarbonização

O ranking do Greenpeace avalia as dez maiores montadoras do mundo em sua eliminação de veículos com emissão de CO2 e os esforços pela descarbonização.
Carro com cano de escape emitindo gases | ©Depositphotos
©Depositphotos

As montadoras japonesas Toyota, Honda e Nissan ficaram em último lugar em um estudo sobre os esforços de descarbonização compilado pela organização não governamental Greenpeace, no qual classifica anualmente um ranking, incluindo vendas ZEF (Zero Emission Vehicles), ou veículos de emissão zero, de 10 montadoras.

Publicado na semana passada, o Greenpeace Auto Ranking 2022 classificou a Toyota como a última entre as 10 maiores montadoras do planeta que prometem eliminar a emissão de dióxido de carbono (CO2). A organização ainda apontou que os veículos com emissão zero representaram menos de 1% das vendas da Toyota, bem como observou um lento progresso na descarbonização da cadeia de suprimentos.

“As vendas globais de veículos elétricos mais do que dobraram em 2021, mas o progresso foi desigual. Em particular, Toyota, Nissan e Honda estão muito atrás de seus concorrentes na transição para veículos de emissão zero. Em 2021, 499 de cada 500 veículos vendidos pela Toyota eram movidos a combustíveis fósseis – uma taxa surpreendentemente alta”, disse Ada Kong, líder do projeto do Greenpeace no Leste Asiático.

Embora a Toyota tenha anunciado recentemente que vai trabalhar com montadoras parceiras para desenvolver vans comerciais e caminhões leves movidos a célula de combustível, em um projeto de promoção do uso generalizado de veículos eletrificados, a montadora japonesa agora é alvo frequente de críticas de ativistas e investidores verdes, que afirmam que ela não adota os veículos elétricos a bateria (BEVs) com rapidez suficiente.

“O tempo para os híbridos, eu acho, acabou”, disse Daniel Read, ativista de clima e energia do Greenpeace Japão.

O estudo mediu o progresso na eliminação progressiva dos motores de combustão interna, descarbonização da cadeia de suprimentos e redução e eficiência de recursos.

As montadoras Nissan e Honda ficaram em 8º e 9º, respectivamente, ambas caindo três posições em relação ao ranking do ano passado.

O Greenpeace disse que a Honda não tem um roteiro para atingir suas próprias metas, incluindo tornar veículos de emissão zero e veículos com célula de combustível como 100% das novas vendas.

O grupo ambiental também afirmou que as vendas de veículos de emissão zero não cresceram significativamente para a Nissan, que foi considerada pioneira no mercado de veículos totalmente elétricos com o Leaf.

Um porta-voz da Honda disse que continuará trabalhando para a neutralidade de carbono até 2050. Embora tenha se recusado a comentar o relatório do Greenpeace, ele disse que a empresa continuará a acelerar seus esforços de eletrificação.

A General Motors, por sua vez, manteve a primeira posição, apesar de pontuar apenas 38,5 em 100 pontos.

O ranking avalia as dez maiores montadoras do mundo em sua eliminação de veículos com motor de combustão, descarbonização da cadeia de suprimentos e redução de recursos e eficiência. As descobertas são baseadas na análise do Greenpeace dos dados da MarkLines.

Greenpeace Auto Ranking 2022

1 General Motors
Pontuação geral: 38,5
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 8,18%

2 Mercedes-Benz
Pontuação geral: 37,0
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 3,82%

3 Volkswagen
Pontuação geral: 33,3
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 5,21%

4 Ford
Pontuação geral: 23,5
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 1,40%

5 Hyundai / Kia
Pontuação geral: 22,3
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 3,49%

6 Renault
Pontuação geral: 20,3
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 6,69%

7 Stellantis
Pontuação geral: 19,3
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 2,89%

8 Nissan
Pontuação geral: 13,4
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 2,20%

9 Honda
Pontuação geral: 12,8
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 0,35%

10 Toyota
Pontuação geral: 10,0
Percentual de vendas de veículos com emissão zero: 0,18%

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos.

Total
0
Shares
Previous Article
Abuso infantil | ©Depositphotos

Japão registra recorde de 207 mil casos de abuso infantil em 2021

Next Article
Mulheres jogando videogame | ©Depositphotos

Pela 1ª vez, mulheres são maioria em jogos eletrônicos no Brasil, aponta pesquisa

Related Posts