Um grupo de pesquisadores japoneses afirma que encontraram um grande número de espécies de plantas estrangeiras na oitava estação do Monte Fuji, a 3.150 metros acima do nível do mar, o que prejudica o ecossistema da mais alta e famosa montanha do Japão, informou a emissora estatal ‘NHK’.
De acordo com a matéria da emissora japonesa, que foi ao ar na quinta-feira (3), os pesquisadores do Instituto de Ciência do Monte Fuji e da Universidade de Ibaraki passaram dois anos analisando as trilhas que levam ao topo do monte, a partir do acesso pela província de Yamanashi.
O líder do grupo do instituto, Takashi Nakano, afirmou à ‘NHK’ que a disseminação de espécies de plantas exóticas (que não são nativas da vegetação original) pode causar um impacto negativo à ecologia singular do Monte Fuji.
Nakano reiterou que é preciso adotar medidas preventivas, que inclui “remover tais plantas do local imediatamente”. O pesquisador, no entanto, não explicou como as plantas exóticas se desenvolveram no local. Mas acredita-se que foram levadas/plantadas de forma inconsequente por turistas estrangeiros.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.