Do Mundo-Nipo
Uma equipe de pesquisadores japoneses desenvolveu um fígado humano funcional a partir de células tronco pluripotentes induzidas (iPS), divulgou a revista Nature na última quarta-feira.
“Para nosso conhecimento, este é o primeiro relatório que demonstra a geração de um órgão humano funcional a partir de células tronco pluripotentes”, diz o artigo.
O resultado da pesquisa significa um grande avanço para a medicina regenerativa, que pode solucionar a escassez de doadores de órgãos.
Embora sejam necessários pelo menos sete anos para testar a técnica em pacientes humanos, o estudo demonstra o “enorme potencial terapêutico destes transplantes”, disse o pesquisador Takanori Takebe, que coordenou o trabalho.
A equipe transplantou células hepáticas, criadas em laboratório a partir de células iPS, em ratos, onde o órgão amadureceu num tecido similar a um fígado humano.
Após as pequenos fígados serem transplantados para camundongos com defeito no fígado, mais de 90% ainda estavam vivos um mês depois, enquanto a taxa de sobrevivência dos camundongos que não receberam transplante foi de apenas 30%.
Os cientistas informaram que pretendem estabelecer um método de produção de órgão em massa.
Para saber mais sobre Ciência e Bem-Estar, clique em mundo-nipo.com/ciencia-e-bem-estar. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.