Enfermeira francesa infectada por ebola fica curada com medicação japonesa

A enfermeira, que estava recebendo o tratamento japonês desde o dia 19 de setembro, conseguiu ser curada e já deixou o hospital na França.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A enfermeira francesa da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), que havia contraído o vírus do Ebola durante uma missão na Libéria, conseguiu ser curada após receber tratamento com uma medicação desenvolvida no Japão, informou neste sábado (4) a ministra da Saúde da França, Marisol Touraine.

 

Hospital militar em Saint-Mande (Imagem: Reprodução/Google street view)
A jovem enfermeira já deixou o hospital militar em Saint-Mande (Imagem: Reprodução/Google street view)

 

A enfermeira, de 29 anos, que colaborava voluntariamente com a MSF, foi repatriada para a França e levada para um hospital militar em Saint-Mande, onde conseguiu ser curada e já recebeu alta.

Desde o dia 19 de setembro a enfermeira vinha recebendo tratamentos experimentais com a droga Favipiravir, comercializada como Avigan e desenvolvida pela Toyama Chemica, uma empresa do grupo FujiFilm Holdings.

Em resposta a um pedido do governo francês, a Fujifilm forneceu o Avigan após consulta com o governo japonês, que já havia oferecido a medicação para a Organização Mundial da Saúde(OMS) e outras autoridades do setor, a fim de que fosse usado no tratamento da doença causada pelo vírus do Ebola.

A droga foi aprovada no Japão como um medicamento antiviral contra a gripe, em março deste ano, mas ainda teria de ser aprovada como um tratamento para o ebola. Um documento foi publicado sobre os efeitos do tratamento quando a droga foi testada em um rato infectado pelo vírus.

Até o momento não existe nenhuma vacina ou antiviral homologado contra o ebola. Entretanto, diante da atual epidemia na África Ocidental, a comunidade médica internacional aprovou em meados de agosto os tratamentos experimentais.

O vírus Ebola matou 3.439 pessoas no oeste da África, de um total de 7.478 casos registrados em cinco países (Serra Leoa, Guiné, Libéria, Nigéria e Senegal), segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado até 1º de outubro.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Oposição reclama de ministra por usar lenço vermelho no Parlamento no Japão

Next Article

Japão emite alerta vermelho perante chegada do tufão Phanfone

Related Posts