Atualizado em 26/09/2023
Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social do Japão revelou que o consumo de sal entre os cidadãos do país aumentou consideravelmente. Divulgado no início de dezembro, o estudo aponta que os adultos japoneses ingerem, em média, cerca de 13 gramas de sal por dia, dois gramas a mais do que o estimado anteriormente e mais elevado que os brasileiros.
“O número registrado no Japão é excessivo”, disse Satoshi Sasaki ao jornal The Asahi Shimbun, que é professor de Epidemiologia Social e Preventiva na Universidade de Tóquio e responsável pela pesquisa.
Segundo ele, as conclusões do estudo foram baseados na quantidade de sódio encontrado na urina de adultos saudáveis. O método foi diferente das pesquisas anteriores, que analisaram a quantidade de sal apenas nos alimentos.
Para nível de comparação, o nível de sódio ingerido pelos japoneses é 1,5 grama mais elevado do que os consumido pelos brasileiros, que é de aproximadamente 11,5 gramas por dia.
O estudo foi publicado na revista científica British Journal of Nutrition, da renomada Universidade de Cambridge, uma das melhores universidades do planeta. Segundo a revista, a pesquisa foi realizado entre fevereiro e março e cobriu 760 adultos (384 homens e 376 mulheres), com idades entre 20 e 69 anos, em 23 das 47 províncias do Japão.
Exames de urina permitiram aos pesquisadores calcular a ingestão diária de sal, que foi de 14,0 gramas para os homens e 11,8 gramas para as mulheres, o que dá uma média de 12,9 gramas.
Na pesquisa anterior, o governo estimou consumo médio de 11,3 gramas para os homens e 9,6 gramas para as mulheres, com média de 10,4 gramas.
O consumo excessivo de sal aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no máximo, o consumo de 5 gramas de sal ao dia.
Shoyu, o vilão da saúde
Embora a comida japonesa seja muito saudável, nutricionistas apontam o shoyu (molho de soja) como um dos principais responsáveis pelo alto nível de sódio ingerido pelos japoneses, uma vez que a culinária da Terra do Sol Nascente é repleta de molhos “salgadíssimos”.
Uma colher de sopa de molho de soja tem mais de 900 mg do mineral –quadruplique esse valor ao pensar naquele potinho do rodízio de comida japonesa. No molho de soja light, a concentração de sódio cai para 700 mg, o que não deixa de ser excessivo.
== Mundo-Nipo (MN)