Radiação em Fukushima não teve impacto efetivo sobre a saúde, diz estudo

O estudo diz que a incidência de vários tipos de câncer, como de tireóide e leucemia, são “equivalente à de outras zonas do Japão”.
Mae com bebe em um abrigo em Fukushima em marco de 2011 Foto Distribuicao Greenpeace
Foto: Distribuição/Greenpeace

Um estudo compilado por especialistas da saúde afirma que a radiação emanada após o acidente no complexo nuclear em Fukushima, em 2011, não teve um impacto efetivo sobre a saúde dos habitantes das zonas mais próximas à usina.

Divulgado nesta segunda-feira (22), o estudo dirigido pelo professor Koichi Tanigawa, da Universidade Médica de Fukushima, diz que “a grande maioria dos cidadãos em Fukushima recebeu doses muito leves de radiação” desde a catástrofe ocorrida há quase cinco anos.

O relatório, no entanto, mostra um significativo aumento das patologias psiquiátricas por causa do acidente, assim como um notável aumento de outras doenças entre as pessoas que foram obrigadas a abandonar seus lares após ser decretada a ordem de evacuação nas proximidades da usina.

Em entrevista coletiva, Tanigawa explicou que o estudo se baseia em dados médicos recopilados após o acidente causado pelo terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011 e até 2014, e foi realizado a pedido do governo da Prefeitura japonesa de Fukushima (centro).

“Felizmente, podemos dizer que até o momento não houve nenhum impacto muito grande da radioatividade na saúde pública da zona”, afirmou Tanigawa, que também destacou a necessidade de “continuar analisando a situação para observar possíveis efeitos a mais longo prazo”.

Entre os residentes de Fukushima, a incidência de doenças como a leucemia, do câncer de mama, de tireóide e de outros tipos é “equivalente à de outras zonas do Japão”, afirmou este especialista.

O relatório inclui dados das doses de radiação recebidas pelos habitantes das localidades mais próximas à usina antes, durante e depois do processo de evacuação.

Os níveis de radioatividade aos quais foram expostos os cidadãos desta zona eram “extremamente baixos”, já que em uma grande maioria dos casos (60%) se situa abaixo de 1 sievert (SV, unidade usada para dar uma avaliação do impacto da radiação ionizante sobre os seres humanos) por ano, dentro dos limites considerados seguros pelos organismos internacionais, destacou o especialista.

À margem das doenças vinculadas à radiação, foi observado um agudo aumento da síndrome de estresse pós-traumático, da ansiedade crônica, da depressão e de outras desordens mentais entre a população de Fukushima.

A proporção de pessoas com patologias psiquiátricas se situou em 14,6% entre os cidadãos desta Prefeitura japonesa entre 2011 e 2013, muito acima do número das outras zonas do país mais afetadas pelo terremoto e o tsunami de março de 2011 (6,2%) e da média japonesa (4,6%).

Além disso, o relatório reflete uma “deterioração preocupante” nas condições de saúde das 165 mil pessoas que foram evacuadas por causa da catástrofe, e entre os quais cerca de 70 mil continuam sem poder voltar a seus lares até hoje, afirmou Tanigawa.

Os casos de obesidade, diabetes, disfunção hepática e hipertensão aumentaram “de forma significativa” entre os evacuados, algo que os especialistas atribuem às mudanças drásticas no estilo de vida e à dieta das pessoas deslocadas para alojamentos temporários.

(Com Agência EFE)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Usina de Takahama Foto Kyodo 900x600 21 02 2016

Vazamento de água radioativa adia reativação de reator no oeste do Japão

Next Article
Twitter Japanese Foto Stockvault

Twitter tem 10 milhões de usuários a mais que o Facebook no Japão

Related Posts