Japão detecta 1º caso de zika após jovem viajar ao Brasil

Trata-se de um jovem de Tóquio, que foi ao hospital sentindo febre e erupções cutâneas após retornar na semana passada de uma viagem ao Brasil.
Mosquito Aedes aegypti Zika Foto Wikimedia Commons

O governo do Japão confirmou nesta quinta-feira (25) que um adolescente que tinha viajado recentemente ao Brasil foi diagnosticado com vírus Zika, no que representa o primeiro caso de zika no país desde o surto epidêmico na América.

Trata-se de um jovem da cidade de Kanazawa (ao sul de Tóquio) que foi ao hospital sentindo febre e erupções cutâneas após retornar na semana passada de uma viagem ao Brasil.

Após fazer exame de sangue, o Ministério de Saúde, Trabalho e Bem-Estar japonês confirmou que se trata do primeiro caso detectado desde o surto de zika em 2015 no Brasil, e devido à passagem do jovem por este país, as autoridades japonesas acreditam que o contágio aconteceu fora de território japonês.

O adolescente está em condição estável e se recupera atualmente em casa, disseram fontes médicas à emissora estatal “NHK”.

No início de mês, o Ministério da Saúde japonês anunciou um reforço das medidas preventivas para evitar os contágios por zika em seu território, já que o mosquito-tigre, um dos vetores do vírus, pode se encontrar no país asiático.

No Japão já tinham sido detectados previamente três casos de zika, um casal diagnosticado com o vírus após retornar de Bora Bora (Polinésia Francesa) em 2013 e um homem após voltar da ilha tailandesa de Koh Samui.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20 países e territórios, em sua maioria da América Latina, foram decretadas zonas de risco de contágio por zika, transmitido por mosquitos da espécie Aedes aegypti, transmissor também de dengue e chicungunha.

O zika costuma provocar febre, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, erupção cutânea com pontos brancos ou vermelhos e, em menor frequência, dor muscular e articular.

(Com informações da Agência EFE e NHK News)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Economia japonesa Foto AJW Images 900x600 atualizada 25 02 2016

Japão mantém avaliação econômica, mas reconhece fraqueza no exterior

Next Article
Origens de explosao de ondas de radio detectado pelo telescopio Subaru Foto Distribuicao subarutelescope.org

Pela 1ª vez, cientistas detectam origem de explosão de ondas de rádio no espaço

Related Posts