Governos regionais do Japão pedem fim de estado de emergência

Japão somou 1.083 novos casos de Covid-19 na última terça-feira, bem abaixo do pico de quase 8 mil registrado em 8 de janeiro.
Pessoas no Japão de máscara | Foto: Athit Perawongmetha
©Athit P.

Governos regionais do Japão pediram que medidas emergenciais contra a pandemia sejam suspensas antes do final programado para 7 de março, uma vez que os novos casos de Covid-19 estão em tendência de queda, disse o ministro da Economia do país, acrescentando que o governo pedirá a opinião de especialistas antes de atender ao pedido de os governos locais.

Uma disparada de casos levou o Japão a anunciar um estado de emergência para 11 regiões no mês passado, pedindo aos moradores que limitem suas atividades e aos estabelecimentos que encurtem os horários de funcionamento.

O estado de emergência provavelmente seria revogado em etapas, mas os estabelecimentos seriam instruídos a continuar fechando cedo, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, nesta quarta-feira.

O Japão registrou 1.083 casos novos de Covid-19 na terça-feira, bem abaixo do pico de quase 8 mil em 8 de janeiro. Em Tóquio, as infecções novas caíram para níveis não vistos desde dezembro.

Três regiões do oeste, assim como outras três nas partes central e sul do Japão, pediram que o estado de emergência seja suspenso já no início desta semana, disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, na noite de terça-feira.

Tóquio e regiões vizinhas continuarão sujeitas ao estado de emergência, disse Nishimura.

O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, se reunirá com ministros de governo nesta quarta-feira para debater a suspensão do estado de emergência nas seis regiões, e uma decisão final é esperada para sexta-feira, noticiou o Jiji News citando fontes ligadas ao governo.

Da Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Incendio florestal no Monte Monte Ryogai Foto Reproducao Mainichi

Japão emite alerta por incêndio florestal no leste do país

Next Article
Tetsushi Sakamoto Foto Charly Triballeau NYP

Japão cria ministério para cuidados com a saúde mental

Related Posts