Japão confirma 1ª morte por febre maculosa em 2016

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos e já infectou 105 pessoas somente em 2015 no Japão.
Carrapato estrela Foto Distribuicao Ministerio da Saude

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID, na sigla em inglês), um centro de pesquisa ligado ao Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, confirmou nesta sexta-feira (27) a primeira morte por febre maculosa no país este ano.

De acordo com o órgão, a vítima, uma mulher de aproximadamente 70 anos, morreu no dia 10 deste mês em um hospital na cidade de Numazu, na província de Shizuoka, no sul da região de Chubu, centro do Japão.

A febre maculosa, que é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos, já infectou 105 pessoas somente em 2015 no Japão, dos quais cinco morreram no mesmo ano.

A primeira vitima fatal em 2016 apresentou os sintomas da doença no dia 9 de maio, e foi levada para um hospital local no mesmo dia, vindo a falecer no dia seguinte.

Sintomas e cuidados
A doença é transmitida para o homem por meio da picada do carrapato da espécie Amblyomma cajennense (conhecido no Brasil como carrapato-estrela) infectado por uma bactéria, que tem como principais hospedeiros animais silvestres, cavalos e gados. Entre os sintomas da doença estão febre, dores no corpo, mal estar generalizado, náuseas, vômitos e erupção cutânea.

O NIID adverte que, até o momento, não existe vacina contra a febre maculosa. Por isso, a população deve evitar frequentar áreas de vegetação e de mato, onde comumente há infestação de carrapatos e, portanto, locais de risco, principalmente em época de calor, como primavera e verão, sendo este último a estação com o maior índice da doença.

“O ideal é usar repelentes e roupas que cubram todo o corpo quando se fizer necessário ter contato com locais de risco”, diz o texto do relatório, acrescentando que todo material usado, como roupas e sapatos, deve ser verificado antes de entrar em casa para depois ser imediatamente desinfetado.

Animais de estimação, como gatos e cachorros, também precisam ser examinados após retorno de um passeio em locais com gramado, mesmo que seja um simples jardim localizado em áreas urbanas.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Lideres das nacoes membros do G7 visitam santuario de Ise Foto Pool Asahi

Cúpula do G7 tem início no Japão

Next Article
Chuva de meteoros artificial Foto Reproducao

Abertura das Olimpíadas de Tóquio terá chuva artificial de meteoros

Related Posts