Epidemia de influenza se espalha por todo o Japão

Na semana passada, um número alarmante de casos foram registrados em 44 das 47 províncias japonesas.

Do Mundo-Nipo

Autoridades do Japão estão preocupadas com o surto de uma contagiosa gripe sazonal, chamada de Influenza A H1N1 (conhecida como Gripe Suína ou Gripe A). A epidemia no país foi confirmada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão (NIID, siglas em inglês), informou a imprensa japonesa.

 

Japoneses usando máscaras de proteção em Fukuoka (Foto: Kyodo)
Na semana passada, um número alarmante de casos foram registrados em 44 das 47 províncias existentes no país (Foto: Kyodo)

 

Segundo o relatório divulgado pelo NIID, a epidemia já se espalhou por praticamente todo o Japão, com inúmeros casos registrados em 44 das 47 províncias existentes no país, de acordo com a emissora NHK.

O número de pessoas infectadas somente no decorrer da semana passada, que terminou no último domingo, é alarmante. Em todo o país, foram registrados 6.824 de novos casos de influenza durante esse período, um número 1,7 vezes maior que o registrado na semana anterior.

De todos os infectados nas províncias afetadas, as autoridades de saúde apontam que 60% dos casos foram por influenza do tipo A proveniente de Hong Kong.

Especialistas estimam que o número de infectados por influenza continue a aumentar e atingir o pico em meados de janeiro.

 

Sobre o vírus da influenza

A Influenza A H1N1 (comumente conhecida como Gripe Suína ou Gripe A ) é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A doença é causada pelo vírus influenza A H1N1, o qual representa o rearranjo quádruplo de cepas de influenza (02 suínas, 01 aviária e 01 humana).

A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Desde junho de 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta de pandemia para fase 6, indicando ampla transmissão em pelo menos dois continentes.

Progressão, sintomas e tratamento

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores no corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esse novo surto, aparentemente, também pode causar diarreia e vômitos.

De acordo com a OMS, os medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir, em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1.

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, o paciente deve evitar sair de casa até cinco dias após o início dos sintomas, pois este é o período de transmissão da gripe A.

Durante um período de epidemia, é aconselhável evitar abraços, apertos de mãos ou qualquer outro tipo de contato físico para impedir a dispersão do vírus.

Grupos de risco

Desde que as mortes em decorrência da gripe suína foram identificadas, alguns grupos de risco foram observados. São eles:

  • Gestantes
  • Idosos (maiores de 65 anos) – neste grupo existe uma situação especial, pois os idosos tem sistema imunológico baixo.
  • Crianças (menores de 2 anos)
  • Doentes crônicos
  • Problemas cardiovasculares, exceto hipertensos
  • Asmáticos
  • Portadores de doença obstrutiva crônica
  • Problemas hepáticos e renais
  • Doenças metabólicas
  • Doenças que afetam o sistema imunológico
  • Obesos

 

As informações são da emissora pública NHK, da OMS e do NIID.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Menino de 14 anos que se suicidou em Nagano foi intimidado por colegas

Next Article

Produção de veículos do Japão aumenta pelo 3º mês consecutivo

Related Posts