O índice de fumantes entre os adultos japoneses caiu 0,6 pontos e situou-se em 19,3% a partir de maio de 2016, de acordo um estudo anual da Japan Tobacco Inc., maior produtora de tabacos no Japão. Trata-se do nível mais baixo desde que a companhia iniciou a pesquisa, em 1965.
Divulgado na quinta-feira (28), o levantamento foi realizado com adultos em todo o Japão, excluindo as áreas danificadas pelos terremotos na província de Kumamoto, sudoeste do Japão, em abril deste ano
A pesquisa mostra que o número estimado de fumantes no Japão chegou a 20,27 milhões, uma queda de 570 mil em relação ao estudo do ano passado.
Por gênero, a taxa de tabagismo entre os homens ficou abaixo de 30% pela primeira vez desde que o levantamento começou a ser compilado, situando-se em 29,7%. O índice recuou 1,3 pontos percentuais ante o ano anterior.
Por outro lado o índice entre as mulheres foi o único que registrou alta na pesquisa, subindo 0,1 pontos percentuais em relação á um ano antes, fixando-se em 9,7%.
Quando foram lançadas as estatísticas em 1965, a taxa de tabagismo ficou acima de 80% para os homens. O índice entre as mulheres tem ficado abaixo de 10% desde 2014.
A Japan Tobacco avalia que o motivo do significativo descenso é devido a fatores como o envelhecimento da população, que tem tomado consciência sobre os danos à saúde causados pelo cigarro e derivados do tabaco. Além disso, regulamentações mais rígidas relacionadas ao consumo de tabagismo, bem como elevação das tributações e dos preços também têm contribuído para a queda.
Com Agência Kyodo