Ciência e Saúde

Pesquisa revela que japoneses ingerem mais sal que brasileiros

Apesar de a comida japonesa ser extremamente saudável, o nível de sódio ingerido pelos japoneses é 1,5 grama mais elevado do que o consumido pelos brasileiros.

Do Mundo-Nipo

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social do Japão revelou que o consumo de sal entre os cidadãos do país aumentou consideravelmente. Divulgado no início de dezembro, o estudo aponta que os adultos japoneses ingerem, em média, cerca de 13 gramas de sal por dia, dois gramas a mais do que o estimado anteriormente e mais elevado que os brasileiros.

“O número registrado no Japão é excessivo”, disse Satoshi Sasaki ao jornal ‘The Asahi Shimbun’, que é Professor de Epidemiologia Social e Preventiva na Universidade de Tóquio e responsável pela pesquisa.

Segundo ele, as conclusões do estudo foram baseadas na quantidade de sódio encontrado na urina de adultos saudáveis. O método foi diferente das pesquisas anteriores, que analisaram a quantidade de sal apenas nos alimentos.

Para nível de comparação, o nível de sódio ingerido pelos japoneses é 1,5 grama mais elevado do que os consumido pelos brasileiros, que é de aproximadamente 11,5 gramas por dia.

O mais recente estudo, publicado no British Journal of Nutrition, foi realizado entre fevereiro e março e cobriu 760 adultos (384 homens e 376 mulheres), com idades entre 20 e 69 anos, em 23 das 47 províncias do país.

Exames de urina permitiram aos pesquisadores calcular a ingestão diária de sal, que foi de 14,0 gramas para os homens e 11,8 gramas para as mulheres, o que dá uma média de 12,9 gramas.

Na pesquisa anterior, o governo estimou consumo médio de 11,3 gramas para os homens e 9,6 gramas para as mulheres, com média de 10,4 gramas.

O consumo excessivo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no máximo, o consumo de 5 gramas de sal ao dia.

Fonte: Revista online Alternativa.jp / The Asahi Shimbun.

 

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta