Do Mundo-Nipo
No primeiro trimestre de 2013 a confiança empresarial japonesa manteve-se no campo negativo, embora as políticas de afrouxamento monetário tenham gerado uma leve melhora nos últimos 9 meses, informou o Banco do Japão (BOJ) nesta segunda-feira.
De acordo com o banco central, no período de janeiro a março o índice de confiança das grandes companhias manufatureiras ficou em oito pontos negativos, o que representa uma melhora em comparação aos 12 pontos negativos do último trimestre de 2012.
Contudo, este é o terceiro trimestre consecutivo marcado pelo vermelho, o que deixa claro que a economia japonesa ainda está em recuperação, após o terremoto e tsunami de 2011.
Por outro lado, a confiança de companhias não manufatureiras melhorou no período janeiro-março, em parte devido a desvalorização do iene frente ao dólar e ao euro que estimula as exportações.
Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.