PMI industrial do Japão tem queda em março

O crescimento no setor manufatureiro do Japão desacelerou pelo segundo mês consecutivo.

Do Mundo-Nipo

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro do Japão registrou piora nas condições de negócios em março, de acordo com pesquisa ajustada realizada pelo instituto Markit Economics.

A pesquisa, divulgada na segunda-feira (31), mostrou que o indicador ficou em 53,9 pontos, abaixo dos 55,5 pontos de fevereiro. Entretanto, o índice manteve-se acima do limiar de 50, o que reflete expansão pelo décimo terceiro mês seguido, mas mostrou que o crescimento desacelerou pelo segundo mês consecutivo.

“A produção aumentou pelo décimo terceiro mês consecutivo, porém as empresas atribuem a alta à demanda de última hora antes do aumento de impostos, de 5% para 8% em abril”, informa Amy Brownbill, economista do Markit.

O componente de produção do índice PMI caiu para 54,2 em março ante 58,4 de fevereiro, indicando um crescimento mais lento em seis meses, devido a perturbações causadas por um clima excepcionalmente frio.

O índice do PMI de novas encomendas para exportações subiu para 52,3 em março contra 51,5 do mês anterior, um movimento reforçado por encomendas de China e Filipinas, mostrou a pesquisa.

Desde meados do ano passado, as vendas de imóveis, carros e bens duráveis ​​têm registrados fortes altas, motivadas pela busca de consumidores em comprar itens caros antes do aumento do imposto.

Há também sinais de que os consumidores estocaram produtos de uso diários nos dias que antecederam a alta do imposto sobre as vendas.

Muitos economistas estimam que o aumento do imposto venha a reduzir o crescimento temporariamente. Há também persistentes preocupações de que a economia não se recupere rapidamente, o que aumentaria a necessidade de medidas de estímulo.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Produção industrial do Japão recua 2,3% em fevereiro

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Número de presos executados em 2013 chega a quase 800; Japão executou 5

Related Posts