Atualizado em 04/10/2024
O Japão apresentou um sinal animador de recuperação econômica, com as vendas no varejo do país registrando um crescimento de 2,8% em agosto na comparação com o mesmo período do ano anterior, superando as expectativas do mercado. Os dados, divulgados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), na última segunda-feira (30), indicam um fortalecimento do consumo interno, um dos principais motores da economia japonesa.
A leitura é maior que a previsão de economistas, que esperavam crescimento de 2,3% para o oitavo mês do ano, segundo a agência Reuters.
Na comparação mensal, as vendas no varejo também apresentaram um desempenho positivo, com alta de 0,8% em agosto. Esse resultado corrobora com os dados revisados do PIB do segundo trimestre, que registrou uma expansão de 2,9% no período entre abril e junho na comparação com o trimestre anterior. O crescimento foi impulsionado, em grande parte, pelo aumento dos gastos dos consumidores, sustentado por aumentos salariais.
Apesar do cenário positivo, a economia japonesa ainda enfrenta desafios, tais como a desaceleração da economia chinesa e a incerteza em relação à economia dos Estados Unidos, que representam riscos para as exportações japonesas, um componente importante para o crescimento do país.
Para ver as tabelas completas, acesse o site do Ministério da Economia, Comércio e Indústria em: http://www.meti.go.jp/english/statistics/tyo/syoudou/index.html
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.