Moody’s rebaixa rating do Japão para A1

Resumo: A agência atribuiu a decisão à incertezas sobre a capacidade do governo japonês de cumprir metas.

A agência de classificação de risco Moody’s cortou o rating soberano do Japão em um grau, de Aa3 para A1, em meio a um ambiente de pressões deflacionárias, e riscos de os juros dos JGBs (como são conhecidos os bônus federais japoneses) subirem e de menor sustentabilidade da dívida no médio prazo.

Em comunicado, na segunda-feira (1), a Moody’s atribuiu a decisão a incertezas maiores sobre a capacidade do governo japonês de cumprir metas de redução do déficit fiscal, incertezas sobre a eficácia das políticas atuais para o aprimoramento do crescimento econômico.

Segundo a Moody’s, a nota A1 reflete fatores positivos de crédito do Japão, incluindo uma economia grande e diversificada, com uma forte posição externa, força institucional muito elevada e uma base doméstica de financiamento bastante sólida.

A perspectiva do rating, no entanto, é estável. Isso porque a agência à relaciona ao amplo equilíbrio entre riscos positivos, incluindo uma significativa consolidação fiscal e a retomada do crescimento econômico, e riscos negativos, que incluem a intensificação de pressões deflacionárias e a perda de força da economia.

O rebaixamento não afeta os tetos Aaa, em moedas estrangeira e local, dos ratings do Japão e de depósitos bancários, afirmou a Moody’s.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Preço da gasolina no Japão atinge menor valor em 1 ano

Next Article

Premiê japonês promete estímulo ao consumo

Related Posts