Do Mundo-Nipo
O Banco do Japão (BOJ) decidiu nesta quinta-feira um conjunto de novas medidas de flexibilização da política monetária sob um novo quadro político para alcançar a meta de inflação de 2% em cerca de dois anos, revertendo mais de uma década de deflação.
O conselho do banco central japonês encerrou sua reunião de dois dias – a primeira do novo presidente Haruhiko Kuroda – nesta quinta-feira.
Os participantes declararam que o banco central “vai entrar numa nova fase da política monetária facilitando tanto em termos de quantidade e qualidade”, conforme informações da agência Kyodo.
O BOJ espera que a base monetária aumente a partir de dezembro de 2012 com um montante de 138 trilhões de ienes, ou cerca de 1,5 trilhões de dólares, para 270 trilhões de ienes, ou 2,9 trilhões de dólares, em dezembro de 2014.
Eles disseram que as participações do banco em títulos do governo japonês e fundos negociados em bolsa, ou ETFs (sigla em inglês), também serão duplicadas durante o período. O valor dos ETFs deve chegar a 3,5 trilhões de ienes, ou cerca de 38 bilhões de dólares em dois anos.
Os títulos do governo de todos os vencimentos, incluindo os de 40 anos, estarão sujeitos a compra BOJ. Como resultado, o vencimento médio remanescente de suas compras de títulos do governo vai aumentar para sete anos, a partir dos três atuais.
Os formuladores de políticas também concordou em revisar o quadro flexibilização monetária introduzido há três anos pelo ex-governador Masaaki Shirakawa.
Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.