Governo do Japão aprova pacote econômico de US$ 182 bilhões

Além de ajudar na reconstrução pós-terremoto de 2011 e construir infraestrutura para a Olimpíada de 2020, o pacote inclui uma série de medidas para impulsionar a competitividade.

Do Mundo-Nipo

O governo japonês aprovou nesta quinta-feira (5) um audacioso pacote de estímulo econômico no valor US$ 182 bilhões, para seguir com seu objetivo impulsionar a economia e acabar com a deflação.

O novo pacote, aprovado nesta quinta-feira pelo gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, inclui uma série de medidas para impulsionar a competitividade; auxiliar mulheres, jovens e os mais velhos; acelerar a reconstrução após terremoto e tsunami de março de 2011; e construir infraestrutura para a Olimpíada de Tóquio de 2020, de acordo com o governo.

As novas medidas também vão acrescentar 1 ponto percentual ao Produto Interno Bruto (PIB) e criar cerca de 250 mil empregos.

O valor original do pacote é de 5,5 trilhões de ienes em medidas de gastos, ordenado pelo primeiro-ministro, em outubro, para impulsionar a economia antes de um aumento do imposto sobre vendas que vai acontecer em abril, e o governo não tem que vender nova dívida para financiar esse gasto.

Empréstimos a credores apoiados ao governo e gastos de governos locais já planejados também estão incluídos no pacote.

 

Veja alguns detalhes do pacote relacionados mais cedo pela agência Reuters:

O tamanho total do pacote o equipara com o plano de gastos de 20 trilhões de ienes anunciado por Abe mais cedo neste ano como parte de sua campanha para dar fim a 15 anos de queda de preços e de crescimento fraco do Japão.

O valor principal que geralmente é anunciado pelo governo japonês como medidas econômicas costuma incluir gastos que já foram comprometidos, e tende a exceder bastante a quantia de novos investimentos reais do governo.

Nova emissão de dívida não será necessária já que os novos gastos serão cobertos por receitas tributárias que superaram as projeções iniciais de orçamento devido à recuperação econômica, assim como o uso de fundos não utilizados de outras contas.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Marca de pneus aposta em comercial de terror no Japão

Next Article

Ministro do Japão é diagnosticado com câncer

Related Posts