Do Mundo-Nipo
O índice coincidente composto do Japão, que mede as condições atuais de negócios do país, subiu pelo quarto mês consecutivo, encerrando o último mês de 2013 com um aumento de um ponto percentual em relação a novembro.
Segundo os dados do Gabinete Oficial do Governo Japonês, divulgados nesta sexta-feira (7), o índice coincidente de dezembro foi de 111,7 em relação à base de 100 estabelecida em 2010.
O mês foi marcado por uma melhora dos indicadores antecedentes (Leading Index), que mede as expectativas para a economia para os três próximos meses. No período, o indicador teve alta para 112,3 ante 111,1 do mês diretamente anterior (dado revisado). O resultado veio acima do esperado pelos analistas, que aguardavam alta para 111,9.
Os indicadores (Lagging Index), que são usados para confirmar o desempenho econômico dos três meses anteriores, também tiveram alta, de 114,1 para 115,1 pontos.
O aumento do índice, que reflete o atual estado da economia, é atribuído à melhora na oferta de empregos, que foi a mais alta em mais de seis anos.
O Gabinete também citou que houve um aumento na exportação de peças de automóveis em antecipação à alta do imposto sobre consumo, que entrará em vigor em abril.
Contribuiu ainda para a elevação do índice, uma alta significativa na produção de robôs industriais exportados para a China durante o mês dezembro, de acordo com o Gabinete.
As informações são da NHK News e da Forex Factory.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.