Índice coincidente da economia do Japão atinge máxima histórica

O principal índice econômico do país atingiu em janeiro o nível mais elevado dos últimos 6 anos.

Do Mundo-Nipo

Índice coincidente da economia do Japão em janeiro (Imagem: Reprodução/NHK)
A alta é atribuída à maior produção e vendas de veículos em antecipação ao aumento do imposto sobre o consumo em abril (Imagem: Reprodução/NHK)

O índice coincidente composto do Japão, principal índice econômico do país, subiu pelo sétimo mês consecutivo, atingindo em janeiro o nível mais elevado dos últimos 6 anos, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (7), sinalizando que a terceira maior economia do mundo está saindo da estagnação que perdura com uma deflação de quase duas décadas.

O Escritório do Gabinete do Japão divulgou nesta sexta-feira que o índice coincidente em janeiro chegou a 114,8, uma elevação de 2,5 pontos em relação ao mês anterior. O número é o mais alto já registrado desde fevereiro de 2008.

O índice reflete as atuais condições econômicas no país e é medido adotando uma base de 100 estabelecida em 2010.

O gabinete atribui o aumento à maior produção e vendas de veículos em antecipação à elevação da taxa do imposto sobre o consumo, de 5% para 8%, programado para entrar em vigor em 1º de abril, data do início do ano fiscal japonês..

(Do Mundo-Nipo com NHK e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Índice coincidente da economia do Japão tem alta de 3,1 pontos em janeiro

Next Article

Mais de 70% dos que deixaram Fukushima não querem retornar, diz pesquisa

Related Posts