PMI de serviços do Japão atinge maior nível em oito meses

A expansão do setor de serviços japonês reflete os gastos mais fortes das empresas e dos consumidores.
Recepcionistas em hotel no Japão | ©Depositphotos
©Depositphotos

A agência de classificação de risco S&P Global, em parceria com o Jibun Bank, divulgou dados que apontam para um avanço significativo no índice de gerentes de compras (PMI) de serviços do Japão, informou o jornal Nikkei Asia.

Divulgados nesta terça-feira (7), os dados mostram que, em abril, o PMI de serviços subiu para 54,3, atingindo o maior nível em oito meses. Essa expansão reflete a resiliência da economia japonesa, mesmo em meio aos desafios enfrentados nos últimos tempos.

Desde setembro de 2022, a atividade empresarial japonesa no setor de serviços tem registrado constante crescimento. Os gastos mais fortes das empresas e dos consumidores têm impulsionado essa expansão, contribuindo para o aumento do PMI de serviços.

Índice de Produção PMI Composto

Além do PMI de serviços, o índice de produção PMI composto do Japão também apresentou melhora. Em abril, atingiu 52,3, superando os 51,7 registrados em março. Esse índice considera tanto a atividade industrial quanto os serviços. Embora sinalize uma taxa modesta de expansão, o último valor foi o mais elevado desde agosto de 2023.

Desafios na produção industrial

Além do forte crescimento no setor de serviços, a produção industrial japonesa enfrentou reduções em abril após crescer em março, quando foi impulsionada pela retomada das atividades das montadoras depois de escândalos relacionados à segurança. Essa compensação entre os setores reflete as dinâmicas complexas da economia japonesa.

Novos negócios e turismo receptivo

O volume de novos negócios em serviços expandiu-se rapidamente em abril, com a taxa de crescimento atingindo o nível mais rápido dos últimos dez meses. As carteiras de encomendas mais fortes refletem ganhos robustos no setor de serviços.

Além disso, as vendas para exportação também contribuíram positivamente para o crescimento global de novos negócios. Esse aumento foi o mais forte dos últimos nove meses, e várias empresas relataram um aumento nas vendas relacionadas ao turismo receptivo.

Ainda de acordo com o Nikkei, o cenário econômico japonês continua mostrando sinais de recuperação, com o setor de serviços liderando o caminho e a demanda interna e externa impulsionando o crescimento.

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Soldados das Forças de Autodefesa do Japão em exercício militar | Reprodução / ©BBC

Japão e Alemanha planejam exercício militar conjunto

Next Article
Baleia-fin | ©NAVISyachts

Japão quer incluir outra espécie de baleia à sua lista de caça comercial

Related Posts