BC do Japão mantém política monetária inalterada

O BoJ repetiu a visão apresentada em julho, de que “a economia do Japão continua a se recuperar moderadamente”.

Do Mundo-Nipo com Agências

O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) manteve por unanimidade sua política monetária, cuja principal característica é a aceleração da base monetária em 60 trilhões de ienes a 70 trilhões de ienes por ano.

Nesta sexta-feira (8), o BoJ repetiu a visão apresentada em julho, dizendo que “a economia do Japão continua a se recuperar moderadamente, formando uma tendência, embora o declínio subsequente na demanda após o aumento do imposto sobre as vendas em abril tem sido observado”. O texto ressalva, no entanto, que a retração pós-abril “deve diminuir gradualmente”.

As perspectivas de inflação no curto prazo também permaneceram as mesmas. A autoridade monetária espera que o aumento dos preços ao consumidor deve continuar no patamar de “1,25% por algum tempo”. Mas defendeu que o consumo continua sólido, afirmando ainda que há melhoria no emprego e na renda dos japoneses.

No entanto, o BoJ rebaixou a sua visão sobre as exportações, dizendo que elas têm mostrado “alguma fraqueza”, sugerindo que a autoridade monetária esteja perdendo a sua esperança de que a demanda externa irá ajudar a estimular o crescimento do país.

O comunicado reitera ainda que a produção industrial mostrou recentemente alguma fraqueza, mas a tendência de subida moderada continua.

A diretoria também deixou inalterada a sua avaliação de risco desde o mês passado. “Os riscos para as perspectivas incluem o desenvolvimento de economias emergentes e exportadoras de commodities, a dívida europeia e o ritmo de recuperação da economia dos EUA”.

 (Com informações das agências Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio recua quase 3% e fecha semana na maior queda em 4 meses

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Japão registra déficit recorde em conta corrente no primeiro semestre

Related Posts