Economia

Ministro das Finanças afirma que Japão não está em recessão

Taro Aso, porém, se recusou a comentar sobre o rebaixamento do rating soberano do Japão.

Do Mundo-Nipo com Agências

O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, afirmou nesta terça-feira (9) que a economia do país não está em recessão, mantendo sua já tradicional visão otimista apesar dos dois trimestres consecutivos de retração econômica.

Segundo números divulgados ontem, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão teve uma contração maior do que a leitura preliminar sugeria para o período de julho a setembro, diminuindo 1,9% em termos anualizados. O recuo no terceiro trimestre veio na sequência de uma contração de 6,7% entre abril e junho ante o mesmo período do ano anterior, evidenciando o quanto o aumento do imposto sobre vendas tirou a economia do trilho de recuperação.

Os comentários de Aso, feitos durante uma coletiva de imprensa, vieram em resposta a pressão crescente para que o Ministério das Finanças solte as rédeas das contas públicas para que o governo do premiê Shinzo Abe possa investir mais para resgatar a economia.

O ministro rebateu a ideia de que o enfraquecimento do iene contra o dólar, impulsionado pelas medidas agressivas de estímulo adotadas pelo Banco do Japão (BOJ), é um problema para as empresas. “Será que as empresas estavam bem quando o iene estava muito forte? Acredito que não”, disse.

Aso se recusou a fazer comentários sobre os níveis atuais do iene, mas afirmou que mantém estreita vigilância sobre as taxas de câmbio. O ministro também se recusou a comentar o rebaixamento do rating soberano do Japão, de Aa3 para A1, feito pela Moody’s no início do mês.

(Com informações da agência Estado)


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta