Gastos com energia empurram os preços no atacado do Japão para 4,6% em junho

Os preços no atacado do Japão subiram 4,6% em junho…

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Os preços no atacado do Japão subiram 4,6% em junho, em relação ao ano anterior, refletindo principalmente os custos elevados de energia, informou nesta quinta-feira (10) o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).

Esta é o 15º aumento mensal do índice , que cresceu para 106,3 contra a base de 100 estabelecida em 2010, segundo o relatório preliminar do banco central japonês.

A produção, após o aumento do imposto sobre o consumo em abril, cresceu apenas 1,7%, para 103,3, de 1,5% registrado em abril e 1,6% registrado em maio.

Nos últimos meses, os preços no atacado têm oscilado. O preço do petróleo e do carvão aumentaram cerca de 12,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, ajudando a impulsionar também o preço de produtos químicos, que ultrapassaram 2,6%.

A gasolina e o diesel também tiveram alta no preço em meio à crescente demanda do país, impulsionada por perspectivas das economias dos EUA e da China, além da incerteza sobre a situação de segurança no Iraque.

Os preços das importações, que haviam empurrado os preços dos bens domésticos e corporativos em meio ao iene enfraquecido, subiram 4,2% em termos de ienes, contra a revisão do aumento de 0,6% em maio. Os preços das exportações, por sua vez, subiram 2,1% em termos de ienes.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Crescimento econômico do Japão pode permitir aumento de imposto

Next Article

Preocupações na Europa impulsionam forte alta do iene

Related Posts