Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
Os preços no atacado do Japão subiram 4,6% em junho, em relação ao ano anterior, refletindo principalmente os custos elevados de energia, informou nesta quinta-feira (10) o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).
Esta é o 15º aumento mensal do índice , que cresceu para 106,3 contra a base de 100 estabelecida em 2010, segundo o relatório preliminar do banco central japonês.
A produção, após o aumento do imposto sobre o consumo em abril, cresceu apenas 1,7%, para 103,3, de 1,5% registrado em abril e 1,6% registrado em maio.
Nos últimos meses, os preços no atacado têm oscilado. O preço do petróleo e do carvão aumentaram cerca de 12,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, ajudando a impulsionar também o preço de produtos químicos, que ultrapassaram 2,6%.
A gasolina e o diesel também tiveram alta no preço em meio à crescente demanda do país, impulsionada por perspectivas das economias dos EUA e da China, além da incerteza sobre a situação de segurança no Iraque.
Os preços das importações, que haviam empurrado os preços dos bens domésticos e corporativos em meio ao iene enfraquecido, subiram 4,2% em termos de ienes, contra a revisão do aumento de 0,6% em maio. Os preços das exportações, por sua vez, subiram 2,1% em termos de ienes.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.