Economia

Otimismo do setor empresarial avança pelo terceiro trimestre seguido no Japão

Os resultados são de uma uma pesquisa do governo, baseada em cerca de 16.000 empresas com capital igual ou superior a US$ 100 mil.

Do Mundo-Nipo

O otimismo empresarial entre grandes companhias japonesas aumentou no período de julho a setembro, marcando o terceiro trimestre seguido de melhora, mostram os dados do governo nesta quarta-feira (11).

 

Empresas japonesas

Foram intensas as vendas de componentes para smartphones e tablets (Foto: Aflo Imagem)

 

O Ministério das Finanças e o Escritório do Gabinete japonês divulgaram os resultados de uma pesquisa com cerca de 16.000 empresas com capital igual ou superior a US$ 100 mil.

O índice de confiança registrado foi de 12. Trata-se de um grande aumento em relação ao resultado anterior, que registrou 5,9. O resultado é também o mais alto desde que estatísticas comparáveis tornaram-se disponíveis em 2004.

O índice mede a porcentagem de empresas que possuem a expectativa de melhoria nos negócios, exceto aquelas que esperam um cenário de declínio.

Observou-se alta demanda por equipamentos de construção, carros e autopeças. Também foram intensas as vendas de componentes para smartphones e tablets.

O relatório mostra ainda a previsão de outro resultado positivo, com índice estimado de 9,8 para grandes empresas durante o período de outubro a dezembro.

As informações são da NHK News e da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário