Encomendas de máquinas no Japão sobem 2,9% em setembro

Do Mundo-Nipo com Agências

As principais encomendas de máquinas do setor privado do Japão subiram a um ajuste sazonal para 2,9% em setembro na comparação com o mês anterior, marcando o quarto mês consecutivo de alta, mostraram dados do governo nesta quinta-feira (13), sugerindo que o investimento das empresas está se recuperando após desaceleração na esteira do aumento no imposto sobre o consumo interno em abril.

O aumento no indicador do núcleo das encomendas de máquinas, que excluem os pedidos das empresas de energia elétrica e do setor naval por causa da volatilidade, veio melhor do que o esperado para o mês de setembro, contrariando à previsão de queda de -1,2% feita por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” e pelo jornal japonês “Nikkei”. Apesar da alta inesperada de quase 3%, o dado veio mais fraco que o salto de 4,7% observado em agosto sobre julho, quando também havia registrado avanço, de 3,5% sobre junho.

Na comparação anual, os dados mostram que as encomendas avançaram 7,8% em setembro ante o mesmo mês do ano passado. Em dados sazonalmente ajustados, houve alta de 14,9% no trimestre de julho a setembro, informou o Gabinete do Governo em um relatório preliminar.

A demanda em alta por componentes eletrônicos e peças de automóveis puxou o indicador para cima em setembro, segundo o governo.

As encomendas de máquinas representam cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão e são vistas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe como um dos pilares do crescimento econômico necessário para acabar com quase duas décadas de deflação.

(Com Agência Kyodo e Valor Econômico)


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais dessa categoria
Total
0
Share