A economia japonesa encolheu fortemente no ano de 2020, marcando a primeira contração anual desde a crise financeira de 2009, segundo dados oficiais preliminares divulgados na segunda-feira (15) pelo governo do país.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão registrou descenso de 4,8% no ano passado, enquanto a leitura no 4º trimestre apresentou crescimento de 3% na comparação com o 3º trimestre, quando atingiu o ritmo mais rápido de crescimento já registrado em 50 anos.
Em termos anualizados, a terceira maior economia do mundo avançou a um ritmo de 12,7% entre outubro e dezembro, marcando o segundo trimestre consecutivo de crescimento, em meio a uma recuperação da recessão causada pela pandemia na primeira metade de 2020.
O resultado superou a previsão de economistas consultados pela Agência Reuters, que estimavam crescimento médio de 9,5% anualizados no último trimestre de 2020.
Com dois trimestres seguidos de crescimento forte, a economia do Japão provavelmente recuperou 90% das perdas induzidas pela pandemia, segundo analistas.
Na avaliação de Junichi Makino, economista-chefe da SMBC Nikko Securities, embora a economia japonesa possa sofrer um novo revés no primeiro trimestre de 2021, uma recuperação gradual é esperada conforme as economias estrangeiras voltem ao normal e o estado de emergência provavelmente acabe no próximo mês.
“Com a pandemia de coronavírus sendo contida, o fim do estado de emergência e o lançamento da vacina, a economia japonesa deve começar a se recuperar, voltando ao normal, a partir do trimestre abril-junho”, disse.
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.