Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
O preço médio da gasolina comum no Japão subiu esta semana para 169,9 ienes (US$ 1,67) por litro, de 169,7 ienes da semana passada, atingindo o décimo segundo aumento semanal consecutivo e se aproximando do maior nível em quase seis anos, mostraram dados do governo nesta quarta-feira (16), que apontou mais uma vez o aumento no custo do petróleo bruto.
Nesta semana, o preço médio do litro no varejo subiu 9,5% ante o mesmo período do ano anterior, após uma alta de 11,1% na semana passada, refletindo a 61ª semana consecutiva de aumento anual, de acordo com os dados da Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia, uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.
A agência destacou que os preços em 19 das 47 prefeituras ultrapassaram a marca de 170 ienes por litro, com o maior valor registrado na prefeitura de Kagoshima, que esta semana atingiu o preço de 176,90 ienes por litro em algumas cidades da província.
O aumento do imposto sobre as vendas, de 5% para 8% em 1º de abril, levou o preço médio da gasolina a subir acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento do imposto. Na semana anterior, o preço estava em 159 ienes.
Contudo, o preço médio continua a ser o mais elevado em quase seis anos, desde 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Mas ainda está bem abaixo do recorde de 185,1, registrado em 4 de agosto de 2008.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.