PIB do Japão cresce mais que o esperado no 1° trimestre

É a primeira expansão da economia japonesa em três trimestres na comparação anual, auxiliada pelo forte consumo privado e pela recuperação do turismo.
Pessoas em Tóquio | ©Shihoko Nakaoka
©Shihoko Nakaoka

A economia do Japão cresceu mais que o esperado no período de janeiro a março, registrando alta de 1,6% na comparação anual e de 0,4% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o trimestre anterior, a primeira expansão em três trimestres, auxiliada pelo forte consumo privado e a recuperação do turismo receptivo em um novo sinal de que o impacto da pandemia de Covid-19 está diminuindo, disse o governo nesta quarta-feira (17), conforme noticiou a Kyodo News.

Apesar da leitura mais forte do que o previsto para o Produto Interno Bruto, o valor total de bens e serviços produzidos em um país, os dados mostraram que as exportações despencaram e a economia caiu em uma recessão técnica de dois trimestres consecutivos de crescimento negativo no final do ano passado.

Em contrapartida, no ano fiscal de 2022, a terceira maior economia do mundo expandiu 1,2% em termos reais, marcando o segundo ano consecutivo de crescimento.

O resultado superou a previsão média do mercado de uma expansão anualizada de 1,1 por cento para janeiro-março esperada por economistas em uma pesquisa do Centro de Pesquisa Econômica do Japão.

“A boa notícia é que a economia estava tecnicamente em recessão no ano passado, mas se recuperou em janeiro-março. Espera-se que o retorno do turismo receptivo apoie a economia mesmo quando esperamos um crescimento lento nas exportações para os Estados Unidos e Europa”, disse Yuichi Kodama, economista-chefe do Meiji Yasuda Research Institute.

“O aumento dos preços teve impacto negativo nos consumidores. A esperança é que os salários subam este ano e a inflação também comece a desacelerar, o que apoiará o consumo privado”, acrescentou Kodama.

O PIB real caiu 0,01% no período outubro-dezembro, após sofrer contração de 0,2% no trimestre anterior, enquanto o PIB nominal aumentou 1,7%, ou a uma taxa anual de 7,1%, o maior ganho desde o trimestre de julho a setembro de 2020.

O consumo privado aumentou 0,6%, uma vez que a demanda por automóveis e bens duráveis ​​foi forte e os consumidores aumentaram os gastos com serviços, como frequentar restaurantes e/ou estabelecimentos de consumo alimentícios. Foi o quarto ganho trimestral consecutivo.

Por sua vez, os gastos de capital aumentaram 0,9%, apoiado pelo aumento dos investimentos relacionados a carros, marcando o primeiro ganho em dois trimestres.

Queda nas exportações e importações

Ainda assim, as exportações marcaram a queda mais acentuada em cerca de três anos, obscurecendo as perspectivas para a economia em meio a aumentos agressivos nas taxas de juros nos Estados Unidos e na Europa, onde os bancos centrais estão tentando conter a demanda para combater a alta da inflação.

As exportações caíram 4,2%, prejudicadas pela queda nos embarques de carros e máquinas para produzir chips, enquanto as importações reduziram 2,3%.

Investimento público quase estagnado

O governo tem reduzido as contas de serviços públicos para as famílias, mas a inflação permaneceu bem acima da meta de 2% do Banco do Japão para um ano inteiro.

O banco central japonês não tem pressa em aumentar as taxas de, o BOJ argumenta que a maior parte dos ganhos de preço pode ser atribuída ao aumento dos custos de importação, não à demanda mais forte.

Com o melhor resultado em cerca de três décadas das negociações salariais anuais “shunto” entre os sindicatos e a administração esperados para o atual ano fiscal, tanto o primeiro-ministro Fumio Kishida quanto o governador do BOJ, Kazuo Ueda, estão acompanhando se o ímpeto será sustentado.

== Mundo-Nipo (MN)
Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita à Asia | ©AP Photos

Lula viaja ao Japão para participar do G7

Next Article
Exposição sobre o casal imperial do Japão acontece no Centro Comercial Nihombashi Takashimaya, no distrito de Chuo | Foto: Reprodução / Mainichi

Exposição em Tóquio celebra 5 anos da entronização do casal imperial

Related Posts