Preço da gasolina no Japão continua em queda e renova mínima em três meses

O preço, no entanto, continua elevado se comparado à março, antes da alta do imposto em abril.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O preço médio da gasolina comum no Japão renovou sua mínima em três messes, caindo nesta semana para 165,3 ienes por litro (US$ 1,58), de 166 ienes da semana passada, marcando a décima terceira queda semanal consecutiva, informou a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia, uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

Na comparação anual, o preço médio do litro no varejo subiu 3,6% ante o mesmo período do ano anterior, quando custava 159,6 ienes o litro, e após registrar alta de 4,4% na semana passada em relação à igual período em 2013, atingindo a 74ª semana consecutiva de aumento anual, de acordo com o relatório semanal da agência, divulgado na quinta-feira (16).

Apesar da sequência de queda nos últimos três meses, os preços dos combustíveis continuam caros em relação ao início do ano até março, antes do aumento do imposto sobre vendas, de 5% para 8% em 1º de abril, o que levou o preço médio da gasolina a subir acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento. Na semana anterior, o preço estava em 159 ienes.

O preço de 169,9 ienes, registrado na segunda semana de julho, foi o mais alto em mais de cinco anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. O valor, no entanto, é bem abaixo do recorde de 185,1, registrado em 4 de agosto de 2008.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Número de mortos por Ebola aumenta para 4.546, diz OMS

Next Article

‘Senti vontade de matar alguém’, diz jovem que esfaqueou uma estudante no Japão

Related Posts