Presidente do BC do Japão diz que não há necessidade de ampliar estímulos

O BC japonês manteve seu programa de estímulos monetário, prometendo imprimir dinheiro num ritmo anual de 80 trilhões de ienes.

Do Mundo-Nipo com Agências

O Banco do Japão (BoJ), banco central japonês, anunciou nesta quarta-feira (18) que manteve por unanimidade seu programa de estímulos monetário, prometendo imprimir dinheiro num ritmo anual de 80 trilhões de ienes (US$ 675 bilhões). A autoridade monetária permaneceu confiante de que atingirá a meta de inflação de 2%.

Falando à imprensa durante uma coletiva após a decisão, o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, disse que não vê necessidade imediata de ampliar novamente os estímulos monetários, frisando que “a pressão temporária da queda nos preços do petróleo não vai descarrilar o progresso estável rumo à meta de inflação de 2%”.

Kuroda, no entanto, disse que o BC japonês afrouxaria a política monetária ainda mais com determinação caso seu plano de inflação seja atrapalhado por riscos como o enfraquecimento da economia ou a contínua queda dos preços de petróleo.

“Não acredito que haja qualquer mudança na tendência de preços no momento. Por isso, não acredito que haja necessidade de fazer algo a mais”, disse Kuroda na coletiva. “Caso haja qualquer mudança na tendência de preços, não hesitaremos em ajustar a política monetária”, afirmou.

A economia do Japão saiu da recessão no último trimestre do ano passado, mas a recuperação foi muito mais fraca que o esperado ainda refletindo o impacto do aumento do imposto sobre vendas em abril do ano passado sobre as famílias.

O banco central japonês reconheceu que os gastos das famílias estão lentos em algumas áreas mas manteve sua posição, dizendo: “A economia está se recuperando moderadamente e o Japão está caminhando na direção de atingir sua meta de preços conforme as empresas elevam os salários e os gastos”.

A autoridade monetária também melhorou sua avaliação sobre exportações e produção para dizer que estão “acelerando”, encorajada por sinais de que um iene fraco está finalmente ajudando a elevar as vendas ao exterior.

(Com informações das Agências Reuters e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio sobe 1,18% e renova máxima em mais 7 anos

Next Article

Após Carnaval, dólar fecha em alta e passa de R$ 2,84

Related Posts