Do Mundo-Nipo
O Japão registrou déficit comercial de 800,3 bilhões de ienes em fevereiro, o que representa um significativo aumento em relação ao déficit de 773,32 bilhões de ienes registrado no mesmo período do ano anterior, mostraram dados do governo nesta quarta-feira (data local), indicando que o país assinala o vigésimo mês consecutivo no vermelho.
Dados referentes a exportações em fevereiro aumentaram 9,8 por cento ante o mesmo mês do ano anterior, para 5,799 trilhões de ienes, enquanto as importações expandiram 9,0 por cento, para 6,6 trilhões de ienes, informou o Ministério das Finanças em um relatório preliminar.
A importação de gás natural liquefeito aumentou 11,4%, enquanto a importação de petróleo cresceu 14,8%, refletindo a crise nuclear no país, que obrigou a paralisação de todos os reatores nucleares do Japão.
O resultado das exportações, que são medidos em uma base alfandegária, frustraram as projeções de analistas, que estimavam uma alta de 14 por cento.
Em janeiro, o país registrou o maior saldo negativo na balança comercial, desde que os dados começaram a ser disponibilizados, em 1979. Além disso, há vinte meses que o Japão não registra um superávit na balança comercial, desde junho de 2012.
(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.