Do Mundo-Nipo
O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, reiterou nesta terça-feira sua vontade de prosseguir com o aumento de imposto sobre vendas.
“A economia pode ter algumas flutuações, mas eu não acho que o aumento do imposto sobre vendas levará a uma queda na economia ou prejudicará o cumprimento da meta de 2 por cento de inflação”, disse Kuroda durante um programa de televisão.
O presidente do banco central japonês disse estar ciente dos desafios de vencer a deflação de 15 anos, mas disse que fará o possível para alcançar a meta.
Kuroda também disse que a economia do Japão irá se recuperar, afirmando que as melhoras estão avançando e devem se ampliar.
“O Japão pode atingir tanto o crescimento econômico quanto o aumento de imposto sobre vendas… ou melhor, recuperar a saúde fiscal. Isso tem que ser feito”, disse Kuroda.
Com receio crescente de que o aumento do imposto sobre o consumo possa roubar a oportunidade da economia de acabar com quase duas décadas de deflação, o primeiro-ministro Shinzo Abe irá consultar o painel antes de decidir se deve elevar a alíquota dos atuais 5% para 8% em abril.
Veja mais notícias sobre Economia em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.