Do Mundo-Nipo
A produção de aço bruto do Japão no ano fiscal de 2013, que encerrou em 31 de março, atingiu seu nível mais alto desde 2009, quando a demanda caiu devido aos efeitos da crise financeira global.
A produção de aço bruto cresceu 3,9 por cento no ano fiscal findado em março ante um ano antes para um total de 111,5 milhões de toneladas, informou a Federação de Aço e Ferro do Japão nesta segunda-feira (21).
Trata-se do segundo aumento anual consecutivo, impulsionado pela demanda maior por casas, carros e eletrodomésticos antes do aumento no imposto sobre vendas que entrou em vigor em 1º abril, início do ano fiscal de 2014.
A alta também foi puxada por um maior gasto em obras públicas. Projetos envolvendo a preparação da capital japonesa que vai sediar as Olimpíadas de 2020 e a reconstrução da região nordeste, atingida pelo desastre de 2011, empurraram para cima a demanda.
A Federação diz que, apesar do aumento de imposto, espera-se apenas uma ligeira queda na produção para este ano fiscal. A expectativa é que o investimento de capital corporativo eleve a produção, apoiado pelo esforço do primeiro-ministro Shinzo Abe de revitalizar a economia japonesa com gastos fiscais e relaxamento monetário.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.