Exportações do Japão desaceleram em setembro

Apesar dos fracos dados da balança comercial, o Banco do Japão disse que a economia do país está se recuperando.

Do Mundo-Nipo

As exportações do Japão subiram menos do que o esperado em setembro. As vendas ao exterior aumentaram 11,5%, menos do o esperado por analistas, que previam um aumento de 15,6%, e abaixo dos 14,6% de expansão em agosto, mostraram dados divulgados nesta segunda-feira (21) pelo governo japonês.

Os dados mostram que a desvalorização do iene não compensou a desaceleração da procura na região asiática, especialmente em países como Indonésia e Tailândia. As exportações para a Ásia subiram apenas 8,2%.

Apesar dos fracos dados da balança comercial, o Banco do Japão ((BoJ, banco central do país, na sigla em inglês) elevou a avaliação econômica de todas as nove economias regionais do país em relação ao trimestre anterior, com base na demanda doméstica, incluindo gastos e investimento em habitação e sinais de melhora no emprego e renda.

O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, disse que a economia japonesa está se recuperando, e que o crescimento nos preços ao consumidor está se expandindo para uma ampla gama de itens.

“A tendência deverá continuar, impulsionada pelos ciclos positivos na produção, receitas e despesas”, destacou Kuroda, acrescentando que o Japão está progredindo para alcançar a meta de inflação do BoJ de 2%.

As exportações reais, que o BoJ calcula ao retirar os efeitos de mudanças de preços, e é considerada um bom indicador das tendências de volume, caíram 4,4% em setembro na comparação com o mês anterior.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Homem quase atropela grupo de crianças no leste do Japão

Next Article

Japão vence a Venezuela e confirma vaga nas oitavas de final do Mundial Sub-17

Related Posts