Exportações do Japão atingem nível mais alto em sete meses

As exportações japonesas tiveram um aumento anual de 6,9%, a maior alta desde fevereiro.

Do Mundo-Nipo com Agências

As exportações do Japão em setembro avançaram no ritmo mais rápido em sete meses, impulsionadas pelas vendas para a Ásia, mostraram dados do governo nesta quarta-feira (22), mas sinais de desaceleração do crescimento global podem afetar a capacidade do setor comercial de estimular a terceira maior economia do mundo, mantendo a pressão por novos estímulos.

De acordo com dados preliminares do Ministério das Finanças, o aumento anual de 6,9% nas exportações em setembro ficou praticamente em linha com o ganho de 6,8% esperado por economistas, e foi a maior alta desde fevereiro. Em agosto, as exportações tiveram queda anual de 1,3%.

As exportações para a Ásia, que respondem por mais da metade dos embarques japoneses, subiram 8,1% em setembro sobre o ano anterior devido à crescente demanda por componentes eletrônicos e metais da China e do Vietnã.

“As exportações apresentaram recuperação mas ainda não estão mostrando força como tendência, uma vez que montadoras e outras empresas japonesas estão mudando a produção para o exterior e o crescimento global continua moderado”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Norinchukin Research Institute.

Uma série recente de dados incluindo queda da produção industrial levou o governo a cortar sua avaliação econômica na terça-feira, provocando especulações de que pode adotar novos estímulos quando decidir sobre a segunda fase do aumento do imposto sobre vendas em dezembro.

Um conselheiro econômico do primeiro-ministro, Shinzo Abe, afirmou nesta quarta-feira que o próximo aumento deveria ser adiado até abril de 2017, dado o grande risco de outro aumento à frágil economia.

(Com informações das agências Reuters e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Terremoto de magnitude 5,5 atinge sul do Japão

Next Article

Forças de Autodefesa do Japão estende permanência em missão de paz no Sudão do Sul

Related Posts