Do Mundo-Nipo
O governo japonês aprovou nesta terça-feira (24) o maior plano orçamentário anual do país para o próximo ano fiscal, que inicia em abril.
O orçamento totaliza 95,88 trilhões de ienes, cerca de 920 bilhões de dólares.
Cerca de 697 bilhões de dólares foram atribuídos a despesas da política, além de 293 bilhões de dólares para segurança social. É a primeira vez que os custos de segurança social vão ultrapassar 30 trilhões de ienes, cerca de 288 bilhões de dólares.
O governo destinou cerca de 223 bilhões de dólares para os custos do serviço da dívida, o que é até 9,8 bilhões de dólares a mais que em relação ao atual ano fiscal.
A nova emissão de títulos do governo do país vai diminuir cerca de 15 bilhões de dólares para cerca de 396 bilhões de dólares. Ainda assim, 43% do orçamento será financiado por novos títulos.
O governo pretende utilizar plenamente o orçamento fiscal de 2014 e um orçamento suplementar de 52 bilhões de dólares para o ano fiscal atual, a fim de manter o crescimento econômico.
As contas do orçamento suplementar e orçamento fiscal de 2014 serão apresentadas para Dieta no início do próximo ano.
As informações são da rede NHK.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.