Do Mundo-Nipo com agências de mercado
Os preços dos serviços corporativos no Japão apresentaram em novembro o aumento mais acelerado dos últimos cinco anos, uma alta que acontece em meio aos maiores lucros das empresas, mostraram os dados do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) nesta quarta-feira (25).
O Índice de Preços de Serviços Corporativos ficou em 96,6 no mês passado, contra uma base de 100 estabelecida em 2005. Isto representa um ponto a mais do que o ano passado e o maior aumento ano a ano desde agosto de 2008. É também o sétimo aumento mensal consecutivo, de acordo com o BoJ.
Os dados apontam também que os preços subiram conforme as empresas gastaram mais em anúncios de TV e jornais, devido aos maiores lucros. Operadoras hoteleiras também elevaram os preços das diárias.
A autoridade monetária afirmou ainda que os preços dos serviços subiram de forma generalizada, mas atentou para o fato de que os índices mensais têm uma grande flutuação, enfatizando que seguirá atenta para eventuais aumentos futuros.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.