Do Mundo-Nipo
O Banco do Japão (BOJ) divulgou nesta terça-feira seu relatório de previsão de crescimento da economia japonesa, que reúne as opiniões dos nove membros do conselho de política do banco.
Conforme as estimativas, o PIB japonês deve crescer 2,9% em 2013. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por sua vez, deve ficar em 0,7%, acima dos 0,4% previstos há três meses.
O banco central afirma que a taxa de inflação provavelmente vai atingir 1,4% em 2014 e 1,9% no ano fiscal de 2015, por isso a meta de 2% poderia ser alcançada na segunda metade do período projetado.
O BOJ explica que a sua mais recente política de flexibilização monetária tende a estimular a atividade empresarial e familiar, o que resulta em maior demanda e salários. O relatório ainda acrescenta que o iene desvalorizado fará subir os preços dos bens importados.
No início de abril, o BC japonês anunciou um novo programa maciço de flexibilização da política monetária, impulsionado pelo novo presidente Haruhiko Kuroda, que supôs a ampliação da base monetária.
Kuroda disse a jornalistas nesta sexta-feira que a política já está tendo um efeito positivo, expressando confiança de que a meta 2% pode ser alcançada em dois anos.
Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.